Émilie Dequenne, atriz premiada em Cannes, morre aos 43 anos

Emilie Dequenne
Émilie Dequenne (Foto: Reprodução)

A atriz belga Émilie Dequenne, vencedora do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por sua atuação em Rosetta (1999), faleceu no último domingo, 16, aos 43 anos, em um hospital nos arredores de Paris. A informação foi confirmada por sua família à agência AFP.

Dequenne lutava contra um câncer raro da glândula suprarrenal, diagnosticado em agosto de 2023. Em dezembro, a atriz já havia declarado que enfrentava uma doença cada vez mais agressiva, afirmando que “não viveria tanto quanto esperava”.

Revelada aos 18 anos pelos irmãos Dardenne em Rosetta, a atriz construiu uma carreira de prestígio no cinema, participando de filmes como A Filha do Trem (2009), Close (2022) e Marinette (2023). Em 2012, venceu novamente o prêmio de interpretação feminina no festival, desta vez na mostra Un Certain Regard, por sua atuação no drama psicológico Our Children.

Luc Dardenne, que a dirigiu em Rosetta, lamentou a perda precoce: “Ela era realmente muito jovem, tinha tantas coisas para fazer. Atuar era sua vida”. A ministra francesa da Cultura, Rachida Dati, também homenageou a atriz, dizendo que “o cinema francófono perdeu, cedo demais, uma artista talentosa que ainda tinha muito a oferecer”.

Dequenne era casada com o ator e escritor Michel Ferracci e deixa uma filha, Milla, nascida em 2002. Seu último filme, Survivre, ainda não foi lançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *