
Após conquistar a crítica internacional e se tornar um dos principais concorrentes à Palma de Ouro no Festival de Cannes, O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho, acaba de garantir distribuição nos Estados Unidos pela Neon.
A Neon, que se consolidou como uma das distribuidoras mais relevantes dos Estados Unidos, adquiriu os direitos do longa e planeja lançá-lo ainda em 2025 no mercado norte-americano. O estúdio se destacou por vencer a Palma de Ouro por cinco anos consecutivos, em 2019 com Parasita, 2021 com Titane, 2022 com Triângulo da Tristeza, 2023 com Anatomia de Uma Queda e 2024 com Anora.
Além de O Agente Secreto, a empresa também é responsável por Sentimental Value, de Joachim Trier, e Alpha, de Julia Ducournau — que também disputam a Palma de Ouro.
O Agente Secreto é ambientado na década de 1970 e gira em torno de Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. No entanto, ele logo percebe que está sendo espionado pelos vizinhos.
No Brasil, a estreia está prevista para o segundo semestre de 2025 sob distribuição da Vitrine Filmes, mas ainda sem uma data exata anunciada.
Quem sabe a Neon repete o feito — e, desta vez, com um filme brasileiro levando a Palma de Ouro?