
O cinema brasileiro foi destaque no Festival de Cannes com a estreia mundial de O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho. Estrelado por Wagner Moura, o longa foi ovacionado com 13 minutos de aplausos, tornando-se um dos filmes mais aclamados do evento até o momento.
Também participaram da sessão as atrizes Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Alice Carvalho. O longa está na disputa pela Palma de Ouro, prêmio mais importante do festival.
O diretor do Festival 7ème Lune, Pierre X. Garnier, definiu o filme como “fascinante”: “O Agente Secreto de Kleber Mendonça Filho é um thriller fascinante e poderoso, ambientado durante a ditadura brasileira. Wagner Moura, magnético, irradia e carrega o filme com maestria. Uma obra de tensão, brilhantemente encenada. Filme muito bom.”
O IndieWire descreveu a obra como “memorável”, com ênfase na atmosfera constante de tensão e na performance intensa de Moura. O site deu nota B+ ao longa, equivalente a 8 em uma escala de 10.
A Variety também elogiou o filme, ressaltando sua ambientação e o retrato do período histórico: “Mendonça mostra uma capacidade notável não só de recriar, mas de nos transportar de volta àquele tempo, com o seu calor opressivo e paranoico.”
Já o Screen Daily relembrou a filmografia do diretor e apontou que o longa mistura o “ímpeto sangrento” de Bacurau com o tom reflexivo do documentário Retratos Fantasmas.
A crítica do The Hollywood Reporter foi ainda mais enfática: “O filme se deleita em uma embriagante sensação de tempo e lugar que revela o amor intenso de Mendonça Filho pelo cenário. É uma conquista grandiosa e, na minha opinião, certamente será um dos melhores filmes do ano.”
A produção é ambientada na década de 1970 e gira em torno de Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. No entanto, ele logo percebe que está sendo espionado pelos vizinhos.
Além de Moura, Leone, Maria Fernanda Cândido e Alice Carvalho, estão no filme Isabél Zuaa, Rubens Santos, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco, Wilson Rabelo e Laura Lufési.
Com a calorosa recepção em Cannes e uma série de críticas positivas, O Agente Secreto já desponta como um dos grandes títulos do cinema brasileiro em 2025 — e uma forte aposta na disputa pela Palma de Ouro.