
A revista norte-americana Variety apontou o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, como um dos possíveis destaques na corrida pelo Oscar 2026. Em uma previsão inicial publicada nesta semana, a produção brasileira aparece entre os potenciais indicados na categoria de Melhor Filme Internacional, com Wagner Moura também cotado para disputar a estatueta de Melhor Ator.
O longa ganhou força após a passagem pelo Festival de Cannes 2025, em que Moura venceu o prêmio de Melhor Ator e Mendonça Filho levou o de Melhor Direção. Embora o cineasta ainda não tenha sido listado entre os cinco favoritos da categoria de direção pela Variety, O Agente Secreto já aparece como o 17º mais forte candidato ao prêmio de Melhor Filme no ranking geral da publicação.
Ainda assim, o caminho até o Oscar passa por uma importante etapa: o filme precisa ser escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como o representante oficial do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional. Em 2024, o escolhido foi Ainda Estou Aqui, que obteve três indicações — incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz (com Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional, categoria na qual saiu vencedor.
O Agente Secreto é ambientado na década de 1970 e gira em torno de Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. No entanto, ele logo percebe que está sendo espionado pelos vizinhos.
A estreia do filme nos cinemas brasileiros está marcada para o dia 6 de novembro.