
Anora, o maior vencedor do Oscar 2025, está envolvido em uma polêmica nas redes sociais. O cineasta Sean Baker está sendo acusado de plágio pela escritora Emily D. Warfield, que usou sua conta no Bluesky para denunciar que o diretor teria se apropriado de ideias, personagens e elementos de um projeto criado por uma colega em 2016.
Segundo Warfield, o roteiro de Anora possui diversas semelhanças com The Skill Set, série desenvolvida por Alana Massey e que teve seu episódio piloto gravado na época. A produção girava em torno de amizades femininas, vingança e o cotidiano de trabalhadoras sexuais, mas acabou não avançando por falta de financiamento.
“Baker roubou os personagens, o cenário, os temas e o tom de uma pequena produção feita por trabalhadoras do sexo da qual participei em 2015, e que foi compartilhada com ele em 2016 para pedir seu conselho”, afirmou Warfield. Na época, Baker era um nome em ascensão, saindo do sucesso de Tangerine (2015) e iniciando a produção de Projeto Flórida (2017).
Segundo Warfield, não é apenas a trama de Anora que contém semelhanças com The Skill Set, mas até mesmo a aparência dos personagens foi mantida. “Não mudar o nome da Annie ou a aparência dos personagens principais é tão audacioso e desnecessário, ele só faria isso se realmente achasse que a gente não era nada”, desabafou.
A diretora Cheyenne Picardo, que também trabalhou no piloto de The Skill Set, reforçou as acusações e mencionou que há provas de que Baker e Alana Massey trocaram mensagens diretas sobre o projeto.
Apesar da repercussão, Alana Massey não se manifestou oficialmente sobre o caso. Em 2016, ela chegou a publicar em suas redes que dedicaria boa parte de 2017 para tentar transformar a série em realidade, mas o projeto acabou sendo engavetado.
Até o momento, nem Sean Baker nem os produtores de Anora comentaram as acusações.