Fortes rajadas de vento ajudaram a alimentar um dos maiores incêndios florestais já registrados na costa oeste dos Estados Unidos, onde fica o estado da Califórnia, conforme informaram as autoridades locais e o Corpo de Bombeiros de Los Angeles, desde que o fogo começou a arder na terça-feira passada.
De acordo com uma reportagem da agência de notícias Associated Press, o incêndio Palisades, na Zona Oeste de Los Angeles, está sendo considerado o mais destrutivo da história da cidade. Anteriormente, o incêndio Sayre, de 2008, em Sylmar, destruiu 604 residências, superando o incêndio de 1960, no bairro de Bel-Air, que devastou a região, destruindo mais de 500 residências.
Segundo as autoridades, a região atingida no atual incêndio pôs abaixo mais de mil estruturas, entre casas, prédios e armazéns. Os serviços de emergência do Condado de Los Angeles informaram que mais de 50.000 pessoas foram evacuadas e mais de 1.400 bombeiros foram engajados no combate ao fogo.
Umas das áreas atingidas pelo fogo foi o Malibu Creek State Park, o parque onde estão as cidades cenográficas do filme e da série M*A*S*H e a área onde o Planeta dos Macacos original e muitos outros filmes e programas de TV foram filmados.
Na cidade de Los Angeles, várias atividades culturais foram suspensas por causa dos incêndios. É o caso da pré-estreia da nova versão do clássico de terror, Lobisomem, e da entrega do prêmio da Associação dos Críticos de Cinema, o Critics Choice Awards, que aconteceria no domingo e foi adiado para o dia 26 de janeiro.
A produção de várias séries foi suspensa até a situação se normalizar, como Abbott Elementary, Grey’s Anatomy, Doctor Odissey, NCIS, Hacks e a novata The Pitt, que vai estrear em breve na Max. Os parques temáticos como Disneyland, Six Flags e Universal foram fechados.
Além das atividades suspensas, 180 mil pessoas foram forçadas a deixarem seus lares, enquanto diversos moradores perderam suas casas nos incêndios que estão atingindo a cidade – incluindo celebridades como Paris Hilton, Adam Brody, Jamie Lee Curtis, Mandy Moore, Billy Cristal, entre outros.
O ator de Harry e Sally – Feitos Um para o Outro (1989), que teve a casa onde morava com sua esposa desde 1979 destruída, disse em declaração: “Criamos nossos filhos e netos aqui. Cada centímetro da nossa casa estava cheio de amor. Lindas memórias que não podem ser tiradas”, segundo o G1.
Mesmo com todo o atendimento dos serviços de emergência da cidade e do governo da Califórnia, a situação pode se agravar ainda mais. O Serviço Nacional de Meteorologia vem alertando há vários dias que as tempestades de vento registradas com mais de 70km de velocidade, combinada com a baixa umidade do ar, podem acentuar a crise. Até a tarde desta quinta (9/1), cinco pessoas morreram por conta dos incêndios e ao menos 1.900 imóveis foram destruídos.