A cerimônia do Oscar, realizada anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde 1929, é considerada a premiação de maior prestígio da indústria cinematográfica. Ao longo de sua história, o evento tem celebrado os melhores filmes, diretores, atores e outras categorias, com alguns nomes se destacando frequentemente e acumulando vitórias.
Esses indivíduos se tornaram lendas do Oscar, colecionando estatuetas e deixando um legado na história do cinema. Pensando nisso, separamos alguns dos maiores vencedores da premiação. Confira:
Pessoa com mais estatuetas do Oscar na história
Walt Disney detém o recorde de mais Oscars ganhos por uma única pessoa, com um total de 22 prêmios competitivos e quatro prêmios honorários. Ele foi indicado 59 vezes ao longo de sua carreira, especialmente no campo da animação.
Disney venceu 12 vezes na categoria de Melhor Curta-Metragem (Animação), duas vezes como Melhor Documentário (Longa-Metragem), duas como Melhor Documentário (Curta-Metragem), uma vez na categoria Melhor Curta-Metragem (Live Action) e cinco vezes como Melhor Curta-Metragem (Dois Rolos).
Filme mais premiado no Oscar
Três filmes dividem o título de maiores vencedores do Oscar, com 11 estatuetas cada: “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2004), “Titanic” (1998) e “Ben-Hur” (1959).
“Ben-Hur” foi o primeiro a alcançar esse feito, e foi somente quase 40 anos depois que “Titanic” igualou o recorde de 11 vitórias. Em 2004, O “Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” fez história ao ganhar em todas as categorias nas quais foi indicado.
Ator com mais estatuetas
Daniel Day-Lewis é o único a conquistar três prêmios de Melhor Ator no Oscar, com vitórias por seus papéis em “Meu Pé Esquerdo” (1989), “Sangue Negro” (2007) e “Lincoln” (2012).
Jack Nicholson também conquistou três estatuetas, mas com uma combinação de vitórias como Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante. Ele venceu duas vezes como Melhor Ator por “Um Estranho no Ninho” (1975) e “Melhor É Impossível” (1997), e uma vez como Melhor Ator Coadjuvante por “Laços de Ternura” (1983).
Atriz com mais estatuetas
Katharine Hepburn é a maior vencedora da categoria Melhor Atriz do Oscar, com um total de quatro prêmios.
Ela conquistou a estatueta por suas atuações em “Manhãs de Setembro” (1933), “A Leoa” (1953), “O Leão no Inverno” (1968) e “O Rei da Comédia” (1982). Ao todo, a atriz foi indicada ao Oscar 12 vezes.
O Maior Diretor
O recordista de vitórias na categoria Melhor Direção é John Ford, com quatro Oscars em sua carreira.
Conhecido por ser um dos maiores contribuidores para o desenvolvimento do faroeste, Ford conquistou os prêmios por “O Delator” (1936), “As Vinhas da Ira” (1941), “Como Era Verde o Meu Vale” (1942) e “Depois do Vendaval” (1953).
Depois de Ford, diretores como Frank Capra e William Wyler seguem com três vitórias cada.
País mais premiado na categoria de Melhor Filme Internacional
A Itália é o país que mais ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional, com 14 prêmios e 32 indicações ao todo.
Alguns dos filmes italianos que ganharam o Oscar são “Vítimas da Tormenta” (1948), “Ladrões de Bicicleta” (1950), “Três Dias de Amor” (1951), “A Estrada da Vida” (1957), “Noites de Cabíria” (1958), “Oito e Meio” (1964), “Amarcord” (1973), “A Vida é Bela” (1997), “A Grande Beleza” (2013), entre outros.