Os estranhos efeitos da Dopamina 

Série Dopamina chegou ao Looke (Foto: Reprodução)
Série Dopamina chegou ao Looke (Foto: Reprodução)

Quando você faz uma pesquisa rápida no Google sobre dopamina, a resposta não poderia ser nada mais do que a informação técnica sobre o neurotransmissor natural: essencial para a comunicação entre as células nervosas no cérebro, que atua no sistema de recompensa, motivação e prazer. Ela desempenha um papel fundamental no humor, aprendizado, movimento e funções cognitivas, e seu desequilíbrio está associado a condições como depressão, Parkinson e esquizofrenia. A produção natural da dopamina pode ser estimulada por meio de um estilo de vida saudável, exercícios físicos, boa alimentação, sono de qualidade e práticas como meditação. 

O que o Google não conta é que a falta ou o exagero de dopamina tem efeitos colaterais bem complicados, como a jovem enfermeira Maiken (Amalie Dollerup). Ela trabalha num dos maiores hospitais de Copenhague, ao lado jovem médico Jacob (Jopnathan Harboe). Os dois estão juntos há algum tempo, mas a relação entre os dois não é das melhores. Estão no que é descrito como um relacionamento morno. 

Enquanto o Dr. Jacob está lutando para entrar nas equipes de cirurgiões do hospital, Maiken tem notado que a relação entre os dois não anda bem. E, ao mesmo tempo, não tem ideia do que fazer para tirar o marasmo que caminha entre os dois. Como em toda relação que precisa de uma mudança radical, algo estranho acontece para deixar as pessoas mais ligadas, a chegada da nova enfermeira Ida (Josefine Frida Pettersen) vai jogar gasolina nessa morna relação. 

Se Maiken fica fascinada e um pouco intimidada com a nova colega de trabalho, aos poucos ela vai baixando a guarda e deixando a garota entrar em sua vida. Ida, que veio da Noruega, é extrovertida e faz de tudo para mostrar que é mais do que uma boa profissional da saúde. Após um dia estressante de trabalho, ela leva Maiken e Jacob para um happy hour para relaxar e se divertir. 

Algo sutilmente estranho acontece… 

Ida provoca Maiken e Jacob, insinuando que os três podem se divertir de formas que o casal jamais poderia imaginar. Sim, é um convite nada indireto para um menáge à trois. Mesmo não cruzando a linha da intimidade, ficando no ar o que poderia ter acontecido. 

Nos dias seguintes, a relação entre os três fica mais intensa, mudando radicalmente quando o Dr. Jacob sofre um revés profissional. Enquanto Jacob se retrai, Maiken é consolada por Ida, que avança o sinal, beijando a enfermeira. Será o começo de uma nova relação? 

A resposta é adiada quando Maiken começa a desconfiar de que a nova amiga, tão solícita e carinhosa, demonstra estar escondendo algo. É na busca por respostas que Maiken pode estar cruzando um caminho sem volta. Vale o risco. 

Dopamina é uma dessas produções nórdicas que surpreendem pelas viradas que a história dá. Enquanto esse neurotransmissor permeia a vida desses personagens, a série leva o espectador a questionar se tanta “felicidade” inicial pela nova relação não é uma fachada para algo mais sinistro. 

Em oito episódios, Dopamina prende sua atenção do primeiro ao último minuto. O resultado, é muito mais que uma emoção relacionada com elementos físico-químicos criados na história. Aprecie sem moderação. A série chegou nesta quinta, 18, ao Looke.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *