Loretta Swit, consagrada atriz da série MASH, em que interpretou Margareth ‘Lábios Quentes’ Houlihan, faleceu em Nova York, aos 87 anos de causas naturais

É uma pena que a série MASH, baseada no consagrado filme de Robert Altman de 1970, não tenha passado integralmente no Brasil. Das 11 temporadas produzidas e exibidas nos Estados Unidos, as duas primeiras foram exibidas em 1974 pela Rede Bandeirantes, três foram lançadas em DVD e as outras entraram no esquecimento. Ainda assim, vendo a série dá para entender a importância de Loretta Swit na série.
Ela interpretou a Major Margaret Houlihan, chefe das enfermeiras da Unidade MASH 4077, apelidada de Lábios Quentes após um pequeno incidente amoroso com o Major Frank Burns. MASH quer dizer Mobile Army Surgical Hospital – Hospital Cirúrgico Móvel do Exército americano durante a Guerra da Coreia. Loretta e Alan Alda, que fazia o major Falcão Pierce, foram os únicos atores que ficaram os 251 episódios da série.
Loretta, que se formou em artes dramáticas pela American Academy of Dramatic Arts de Nova York, começou sua carreira nos anos 1960, participando de várias séries clássicas como Gunsmoke, Havai 5-0, Missão:Impossível, Mannix, Têmpera de Aço, Glenn Ford é a Lei, Bonanza, Petrocelli e Police Woman.
Tudo mudou quando assumiu o papel da histriônica enfermeira-chefe Lábios Quentes Loulihan, em MASH. Pouco antes da estreia da oitava temporada, Loretta comunicou ao pessoal da Fox, que produzia a série, que estava querendo sair. Naquele período, a atriz tinha participado do piloto de uma nova série chamada Cagney & Lacey, sobre duas detetives da polícia de Nova York, algo inédito na história da TV americana.
O piloto foi aprovado, mas ela não pôde assumir o trabalho porque seu contrato com a Fox para trabalhar em MASH não permitia abertura para outras séries na TV. Quem assumiu o seu personagem ao lado de Tine Daly foi Sharon Glass, trabalhando juntas por sete temporadas. A série nunca foi exibida no Brasil, mas o piloto foi lançado aqui no Brasil em VHS pela Herbert Richers.
Se há males que vem para bem, o fato de não ter saído de MASH levou Loretta Swit a faturar dois EMMYs pelo seu trabalho como Lábios Quentes. Aliás, o último episódio da série, no qual Loretta tem uma participação valorosa, foi o mais visto na história da TV Americana com mais de 100 milhões de telespectadores.
A atriz continuou a fazer participações especiais em outras séries como O Barco do Amor, Assassinato por Escrito, Chefe Burke e Diagnosis Murder. No cinema, a atriz também deu sua contribuição em várias produções para a tela grande, com destaque para o cultuado suspense Corrida com o Diabo (1975) com Peter Fonda e Warren Oats. E também sua divertida atuação no filme assinado por Blake Edwards, SOB – Nos Bastidores de Hollywood, em que interpreta uma jornalista de fofocas de um tabloide da Meca do Cinema.
Paralelamente, Loretta era uma ativista dos direitos dos animais, reconhecida pela American Humane Society e Animal Protection Institute of America. Ela apresentou ao lado de Robert Redford um especial da PBS, a rede pública dos Estados Unidos, focado em espécies animais ameaçadas de extinção. Loretta era membro ativo do conselho da Actors and Others for Animals.
A talentosa atriz faleceu neste final de semana, aos 87 anos, de causas naturais, em sua casa em Nova York.