
A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda, 15, o filme que vai representar o país na corrida por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. O título selecionado é O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho.
As produções que concorriam com O Agente Secreto eram Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Manas, de Marianna Brennand; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
O longa estreou mundialmente no Festival de Cannes em maio e saiu de lá premiado nas categorias de Melhor Direção e Melhor Ator (para Wagner Moura), conquistando também a crítica internacional.
Ambientado no Recife de 1977, o thriller político acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal em busca de tranquilidade após um passado enigmático. No entanto, ele logo percebe que está sendo espionado pelos vizinhos e que a cidade não é o refúgio que ele imaginava.
Além de Wagner Moura, estão no filme: Maria Fernanda Cândido (Terra Nostra), Gabriel Leone (Dom), Isabél Zuaa (O Nó do Diabo), Alice Carvalho (Cangaço Novo), entre outros. No Brasil, o longa chega aos cinemas em 6 de novembro.
O Agente Secreto entra oficialmente na corrida pelo Oscar como a aposta do Brasil para a temporada de premiações. Agora, o desafio é repetir o sucesso de Ainda Estou Aqui, premiado no Oscar de 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional.