
O terceiro capítulo da franquia Avatar, intitulado Avatar: Fogo e Cinzas, terá quase três horas de duração. A informação foi confirmada pelo diretor James Cameron, que também revelou que o novo longa terá o retorno de uma criatura marcante da franquia.
Em entrevista à Variety, Cameron explicou que parte do novo tempo de tela se deve a refilmagens que trouxeram de volta um elemento emblemático da primeira produção: o Toruk, criatura alada de grande porte que Jake Sully (Sam Worthington) conseguiu dominar no clímax do longa de 2009.
Segundo o cineasta, a ausência do Toruk nas sequências gerava um vazio narrativo. “Eu sempre pensei: por que Jake não recorre ao grande pássaro vermelho e elimina todo mundo como fazia antes?”, contou. A partir dessa reflexão, Cameron decidiu rodar novas cenas para incorporar o retorno da criatura.
O diretor revelou ainda que reorganizou parte da trama, cortando algumas sequências e incluindo duas ou três passagens inéditas relacionadas ao Toruk. O resultado, de acordo com ele, empolgou o elenco: “Funcionou lindamente, e os atores ficaram super empolgados com a ideia. É como: ‘Ok, isso faz sentido’.”
Com isso, a expectativa para Avatar: Fogo e Cinzas cresce ainda mais, reforçando a ambição de Cameron em expandir o universo de Pandora. A estreia no Brasil está programada para 18 de dezembro de 2025.