
O Globo de Ouro acaba de anunciar que, a partir da 83ª edição, marcada para 11 de janeiro de 2026, a cerimônia contará com uma nova categoria: Melhor Podcast do Ano.
A categoria foi criada como resposta ao crescimento desse formato na indústria do entretenimento. Além dos podcasts em áudio, os podcasts em vídeo, também chamados de “mesacasts”, estarão aptos a concorrer.
“Estamos entusiasmados em reconhecer novas formas de contar histórias”, declarou Helen Hoehne, presidente do Globo de Ouro. “Os podcasts surgiram como um meio profundo para compartilhar narrativas e construir comunidades por meio de gerações e fronteiras globais”, completou.
A premiação vai considerar os 25 podcasts mais populares do momento, dos quais seis serão escolhidos como finalistas. A organização ainda vai divulgar os critérios oficiais de elegibilidade.
A decisão acompanha um movimento de valorização dos podcasts, cuja audiência mundial tem crescido de forma expressiva. Segundo dados da empresa Luminate, especializada em métricas de entretenimento, a estimativa é que o número de ouvintes globais ultrapasse a marca dos 600 milhões em 2026.