
O Festival de Cinema Francês do Brasil chega à sua 16ª edição a partir de 27 de novembro, ocupando salas de cinema em diversas cidades do país até dia 10 de dezembro.
Único evento francês realizado de forma simultânea em âmbito nacional, o festival já levou mais de dois milhões de espectadores às salas desde sua criação e, em 2025, retorna com uma seleção que combina 20 longas inéditos, muitos deles exibidos em Cannes e Veneza, e a exibição especial do clássico A Cabra, de 1981.
Entre os destaques da programação estão O Estrangeiro, de François Ozon, Jovens Mães, dos irmãos Dardenne, Vizinhos Bárbaros, de Julie Delpy, La Pampa, de Antoine Chevrollier, Mãos à Obra, de Valérie Donzelli (vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2025), O Apego, de Carine Tardieu, e O Segredo da Chef, de Amélie Bonnin, filme que abriu o Festival de Cannes 2025.
Os filmes selecionados trazem atuações de nomes marcantes do cinema francês, como Isabelle Huppert, que é convidada de honra e participa presencialmente do festival apresentando seu novo longa, A Mulher Mais Rica do Mundo.
Criado em 2008 pela Unifrance em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a Delegação das Alianças Francesas, o festival se consolidou como o maior do mundo dedicado ao cinema francês. Em mais de uma década, soma 35 mil sessões e mais de um milhão de espectadores, levando obras de diferentes gêneros para diversas cidades.
Além das sessões tradicionais, o festival amplia sua programação com uma mostra gratuita de realidade virtual em São Paulo, reunindo cinco produções em 360º assinadas por alguns dos maiores nomes da inovação audiovisual na França. As exibições acontecem no Espaço Cultural de Realidade Virtual, no Shopping Cidade São Paulo, onde o público pode assistir às obras em cadeiras giratórias equipadas com óculos de RV.
Confira a programação do Festival de Cinema Francês do Brasil completa clicando aqui.




