
Fernanda Montenegro, um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, anunciou sua aposentadoria dos cinemas aos 95 anos. O anúncio foi feito durante a pré-estreia de Vitória, seu penúltimo filme, dirigido por Andrucha Waddington, marido de Fernanda Torres.
O último trabalho da atriz no cinema será Velhos Bandidos, uma comédia dirigida por seu filho, Cláudio Torres, que já foi gravada, mas ainda não tem data de estreia.
Durante entrevista ao Canal Brasil, Fernanda falou sobre a emoção de encerrar sua trajetória cinematográfica ao lado da família. “Quis o acaso que o último drama que eu faço seja com meu genro e a última comédia com meu filho. Nessa altura de quase 100 anos que eu tenho, já tá bom. Está assim, sublime”, declarou.
Mesmo deixando o audiovisual, Montenegro seguirá se dedicando a leituras e recitais de grandes nomes da literatura. Recentemente, ela participou da abertura do ano da Academia Brasileira de Letras, na qual ocupa uma das cadeiras de imortal. No ano passado, também fez leituras de Simone de Beauvoir, reforçando seu compromisso com o teatro e a literatura.
Com uma trajetória de 80 anos no teatro, na TV e no cinema, Montenegro se despede das telonas, mas segue deixando sua marca na cultura brasileira.