Evilside: Assassinato numa noite de frio 

O assassinato de um adolescente numa fria região do interior finlandês leva a uma investigação que poderá revelar algo muito mais dramático do que um crime violento 

Desde que as séries The Killing (2007) e Milênio (2009) ganharam fama internacional, com adaptações para o cinema americano nos anos seguintes, o mundo descobriu as séries de suspense policial criadas nos países nórdicos como Dinamarca e Suécia. Com um estilo de dramaturgia mais intimista, cada nova produção vinda daquela região da Europa mostra histórias eletrizantes que faz qualquer fã de suspense não perder um simples episódio. 

Muitos consideram que os cenários nevados e de frio intenso são uma das bases para que as séries e os filmes vindos daquela região conquistem o público ávido por entender como os descendentes dos antigos vikings vivem os tempos modernos. Com os mistérios que escritores como Stieg Larson da trilogia Milênio, o Henning Mankell, responsável pelos casos do detetive Wallander (disponível no Looke), cada vez mais cresce o interesse pelos estranhos eventos que acontecem no lado frio e sombrio dos países nórdicos. 

É o caso de Evilside, produção finlandesa de seis episódios, sobre a investigação do assassinato de Aapo (Olavi Angervo), um jovem gótico da cidade, cujo corpo é encontrado na caçamba de um transporte de peixe de uma pequena comunidade pesqueira no litoral do país. As primeiras investigações relatam que ele e outros quatro amigos estiveram numa festa na noite anterior ao aparecimento do corpo. 

Paralelamente a isso, Johanna (Olivia Nainali) começa a sofrer bullying de seus colegas de escola, após ser gravada se declarando apaixonada por Aapo, que a rejeitou. Com o tempo, as investigações vão eliminando suspeitos ao mesmo tempo que Johanna decide descobrir o que aconteceu com Aapo, mesmo sabendo que sua própria vida pode entrar na linha de tiro do verdadeiro assassino. 

Evilside é uma excelente oportunidade de conhecer como funciona a dramaturgia nórdica, vinda da Finlândia. Assim como Alfred Hitchcock fazia, nada é o que parece. Uma pessoa nunca é uma suspeita até que algo seja revelado sobre sua verdadeira índole. Ao mesmo tempo, um rosto bonito e angelical pode esconder algo sinistro e maligno. 

Ou seja, ninguém é inocente até que alguém ache a arma do crime escondido a céu aberto. A morte de Aapo com um objeto pontiagudo como uma espada, algo que ele colecionava, que também foi responsável pela morte do cachorro de estimação de Johanna, são peças neste interessante quebra-cabeça.  

E fará todo o sentido quando a última peça for colocada. A solução final está no Looke… 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *