Diretor palestino vencedor do Oscar é preso por Israel  

Diretor palestino Hamdan Ballal
Hamdan Ballal (Foto: Reprodução)

O cineasta palestino Hamdan Ballal, co-diretor do documentário vencedor do Oscar 2025 Sem Chão, foi preso por autoridades israelenses, após ser atacado e ferido por colonos na Cisjordânia. O caso gerou grande repercussão internacional, com apelos por sua liberação e investigação das circunstâncias de sua prisão. 

Segundo relatos de Yuval Abraham, co-diretor do documentário, Ballal foi agredido por colonos israelenses na vila de Susiya enquanto participava de uma reunião para o fim do jejum do Ramadã. Ele sofreu ferimentos na cabeça e no estômago e, quando chegou a ambulância, soldados israelenses invadiram o veículo e o levaram preso. Inicialmente, ele foi dado como desaparecido, sem que advogados ou familiares tivessem acesso a informações sobre seu paradeiro. 

O governo israelense confirmou posteriormente que Ballal está detido em uma delegacia de Kiryat Arba. De acordo com a advogada Leah Tsemel, ele foi algemado, vendado e espancado durante a noite por soldados em uma base militar antes de ser transferido para a delegacia. 

“Após o ataque, Hamdan esteve algemado e vendado a noite toda em uma base do exército enquanto dois soldados o espancavam no chão, disse sua advogada Leah Tsemel depois de falar com ele agora há pouco. Ele ainda está detido na delegacia de polícia de Kiryat Arba,” publicou Abraham nas redes sociais.  

A prisão de Ballal ocorre em um contexto de tensão crescente na parte da Cisjordânia ocupada por Israel, onde conflitos entre colonos israelenses e palestinos têm se intensificado. O documentário Sem Chão retrata a destruição sistemática de comunidades palestinas na região de Masafer Yatta pelas forças israelenses. Durante seu discurso de vitória no Oscar, os diretores do filme fizeram um apelo para que o mundo tome medidas contra a “limpeza étnica do povo palestino”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *