A atriz espanhola Karla Sofía Gascón fez história ao se tornar a primeira mulher transgênero a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Ela conquistou a indicação por seu trabalho em Emilia Pérez, um drama musical que, com 13 nomeações, tornou-se o filme internacional mais indicado na história da premiação.
Quem é Karla Sofía Gascón?
Nascida em Alcobendas, na Espanha, em 1972, Gascón começou sua carreira nos anos 1980 com trabalhos no teatro e em produções televisivas como El Súper e Calle Nueva. Em 2009, mudou-se para o México, onde se destacou em novelas como Corazón Salvaje e em Los Nobles: Quando os Ricos Quebram a Cara (2013), o segundo filme mais visto na história do México.
Em 2018, durante seu retorno à Espanha, Gascón iniciou sua transição de gênero. Pouco depois, voltou ao México e participou de projetos como MasterChef Celebrity e Rebeldes, além de publicar seu romance semi-autobiográfico, Karsia: Una Historia Extraordinaria.
Em maio de 2024, a artista ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por seu papel em Emilia Pérez. Agora, ela disputa a estatueta do Oscar com Cynthia Erivo (Wicked), Mikey Madison (Anora), Demi Moore (A Substância) e Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui).
A cerimônia de entrega do Oscar 2025 será em 2 de março, no Dolby Theatre em Los Angeles, Estados Unidos, a partir das 21h no horário de Brasília. No Brasil, a TNT transmite o prêmio na TV fechada e a Max transmite via streaming.