A nova vida do Cine Copan

Nu Cine Copan (Foto: Divulgação)
Nu Cine Copan (Foto: Divulgação)

Existem alguns marcos na cidade de São Paulo para quem gosta de cinema. Locais que, com o passar do tempo, foram abandonados e deixados à sua sorte. O lendário Cine Ipiranga, na Avenida São João, uma sala que tinha um elevador especial, foi abandonado. O Cine Astor do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, foi o primeiro a ter poltronas individuais para suas sessões, mas cedeu lugar para uma loja da Livraria Cultura, que faliu e passou o local para outra iniciativa, na tentativa de revigorar o lugar.

Todos esses “cinemas de rua” acabaram definhando com a chegada tímida dos cineplex, os complexos de várias salas em Shoppings no final dos anos 80. Era uma outra forma de atrair a considerada baixa frequência nas salas brasileiras. Um ato que ajudou a formatar o serviço que existe com muita força hoje.

Por isso, quando vemos a iniciativa de reabrir uma das salas de cinema mais importantes da cidade, vale a pena enaltecer a atitude. A novidade é que o Nubank, fintech também conhecida como banco digital, assumiu a restauração do Cine Copan, que foi construindo no Edifício Copan, nos anos 1970, num projeto assinado por Oscar Niemeyer.

A sala fechou nos anos 80. Segundo informações do Nubank, “a iniciativa tem a Viva do Brasil como parceira e reforça a estratégia do Nubank de promover experiências que vão além de serviços financeiros e estejam alinhadas aos desejos de seus clientes. Além do impacto simbólico e cultural, o projeto também representa um investimento na recuperação do centro de São Paulo e reflete o compromisso de gerar valor para os habitantes da cidade que abriga sua sede”. A nova sala foi batizada de Nu Cine Copan.

 “Reabrir o Cine Copan é mais do que restaurar um cinema. É devolver à cidade uma parte de si mesma. Cada camada deste edifício carrega histórias de quem o viveu e de quem sonhou com ele. Agora, queremos que esse espaço volte a pulsar como ponto de encontro, arte e pertencimento para todos”, afirma o CEO da Viva do Brasil, José Aragão.

Maio marca o início das obras civis e instalações, que seguem até junho de 2027, requalificando acessos, foyer, sala de projeção e áreas de convivência e acessibilidade. Projetado para ser uma nova referência em cinema, o Nu Cine Copan contará com cerca de 440 assentos, tela LED de 17 metros de largura, associada a um sistema de som Dolby Atmos de última geração, capazes de oferecer níveis inéditos de brilho, contraste, fidelidade sonora e imersão sensorial.

O Nu Cine Copan fará parte de um complexo, com gastronomia, bar, loja e espaços para conferências e eventos. Como parte do patrocínio, os mais de 112 milhões de clientes do Nubank no Brasil terão acesso a benefícios exclusivos no Nu Cine Copan, entre eles a compra de ingresso meia-entrada em todas as sessões.

Agora é esperar para saber qual o filme que vai inaugurar o novo Cine Copan em 2027.

Por Paulo Gustavo Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *