A Paramount Pictures traz para o século 21 uma nova versão da comédia Corra que a Polícia Vem Aí, na qual Liam Neeson substitui Leslie Nielsen

Quando a Rede ABC decidiu lançar uma comédia, criada e produzida pelo trio formado por Jim Abrahams e os irmãos David e Jerry Zucker, não poderia imaginar que algo sairia errado. O trio conhecido como ZAZ criou uma comédia non sense com apenas 3,5 milhões de dólares, faturando quase 90 milhões nos cinemas do mundo.
Ao estrear em março de 1982, Esquadrão de Polícia (Police Squad) não sustentou o sonho de ser um sucesso do horário nobre, pois a audiência caiu drasticamente a partir do segundo episódio, indo para o andar de baixo. Não que a série fosse ruim ou de humor intelectual demais. Ao contrário, era um humor sem noção, com gags divertidíssimas e situações visualmente engraçadas.
E aí estava o problema.
Jim, David e Jerry criaram um estilo de comédia que misturava frases de duplo sentido e situações que pareciam ser tiradas da série britânica Monty Pyton’s Flying Circus (1969).
Foi o jeito de fazer uma comédia alucinada que interessou o jovem cineasta John Landis a trabalhar com o trio no filme The Kentucky Frie Movies. Foi esse filme que levou Landis a ser contratado para fazer O Clube dos Cafajestes (1978). Landis também ajudou o trio a emplacar na Paramount seu projeto de uma sátira ao filme Entre a Vida e a Morte (Zero Hour), de 1957, que mostrava um incidente dentro de um voo comercial.
Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (Airplane!) pagou todos os seus custos de produção com apenas dois dias de exibição nos cinemas americanos. O filme colocou quatro consagrados atores de dramas, Leslie Nielsen, Peter Graves, Lloyd Bridges e Roibert Stack, para fazer algo que eles nunca fizeram antes: comédia.
Foi com esse espírito que o ZAZ decidiu criar uma nova paródia para a ABC, baseada no seriado policial M.Squad (1959). Com o mesmo tema de abertura feito por Stanley Wilson para M.Squad, a alucinada abertura de Esquadrão de Polícia já mostrava que um humor muito doido estaria presente na nova série do canal do Mickey Mouse.
Junte isso às gags visuais e você tem uma série que era grande demais para a proporção da tela 4 X 3 dos televisores dos anos 80. Após seis episódios, que foram lançados em VHS no Brasil pela CIC Video, a ABC constatou que era uma série que as pessoas precisariam prestar a atenção na tela para curtirem e se divertir com toda aquela loucura.
Felizmente, o sucesso de Top Secret: Superconfidencial, mais uma comédia sem noção, estrelada por Val Kilmer em 1984, garantiu ao trio a adaptação de suas alucinadas ideias para que Esquadrão de Polícia se transformasse em Corra que a Polícia Vem Aí, lançado em 1988. Com Leslie Nielsen repetindo o papel do detetive Frank Drebin, do Esquadrão de Polícia de Los Angeles, estava se construindo uma das grandes comédias satíricas do cinema, com os posteriores, Corra que a Polícia Vem aí – 2 e Meio (1991) e Corra que a Polícia Vem aí – 33 e 1/3 – O Insulto Final (1994).
O que nos leva a uma questão: por que fazer uma nova versão de uma comédia que hoje, pelos parâmetros do politicamente correto, jamais teria uma chance? A resposta é simples: quem é que não quer ver Liam Neeson impedindo um assalto num banco disfarçado de uma estudante do ensino fundamental?
Pegar um ator que vem fazendo papeis mais sérios como Neeson, da franquia Busca Implacável, para interpretar Frank Drebin Junior, foi uma ideia perfeita. A cena onde reverencia o pai numa foto dos policiais do Esquadrão é um dos primeiros momentos divertidos do filme.
A história mostra Drebin envolvido num caso de um suposto assassinato que o leva a investigar um bilionário da tecnologia. Em seu caminho, cruza a irmã da vítima, interpretada pela ex-sex Symbol da série S.O.S. Malibu, Pamela Anderson, que, claro, será o interesse romântico do viúvo policial. A história é interessante, mas as referências que são jogadas como uma avalanche de humor são a pedra de sustentação de todo o filme.
O roteiro foi escrito a seis mãos e com 30 dedos por Dan Gregor, Doug Mand e Akiva Schaffer, que também assina a direção dessa devastadora homenagem ao cinema sem noção. Todos eles trabalharam em comédias como Crazy Ex- Girlfriend e Como Conheci sua Mãe, e principalmente no celeiro de humoristas da TV americana, o Saturday Night Live. Por isso, o timing das gags visuais e das piadas de duplo sentido são perfeitas. E para evitar que as pessoas não entendam algumas referências, a Paramount Pictures do Brasil fez uma versão brasileira que é tão devastadoramente engraçada como a original.
Piadas de duplo sentido, referências de séries conhecidas no Brasil e de times de futebol foram estrategicamente vertidas para o senso comum do público em geral. É claro que você não precisa ver a versão brasileira, mas as piadas e os momentos de humor ficam tão engraçados como no original em inglês.
Corra que a Polícia Vem Aí, a versão do século 21 que chega aos cinemas nesta semana, não tem medo de esmurrar o politicamente correto, sem criar constrangimento. É um humor ácido que leva a sério o fazer rir. O divertido, contudo, é ver a reação das pessoas procurando entender referências de um vinho feito por Bill Cosby, a importância da série Buffy: A Caça-Vampiros, ou se ter 10 quilos de linguiça para um churrasco dá para vinte comer…
Ah, tem cenas e informações interessantes durante os créditos finais e até uma bela homenagem ao filme original. Fique até o final…
Em tempo: o fato de Lian Neeson e Leslie Nielsen terem as mesmas iniciais é pura coincidência.
Paulo Gustavo Pereira