
A Estranheza de Amar, um drama LGBTQIA+ profundo e tocante, chega ao Looke nesta quarta, 21, com uma história sobre descobertas, juventude e o amor em tempos de preconceito.
Ambientado na Sicília de 1982, o filme acompanha Gianni (Samuele Segreto), um adolescente de 17 anos que tem sua vida transformada ao conhecer Nino (Gabriele Pizzurro), com quem começa a trabalhar. Entre os dois nasce uma conexão que ultrapassa a amizade — mas, em uma sociedade marcada pelo conservadorismo e pelo preconceito, eles enfrentarão grandes desafios para poderem se amar sem medo.
Com um elenco que conta com Simona Malato, Fabrizia Sacchi, Roberto Salemi, Antonio De Matteo e Giuseppe Spata, o filme mergulha na tensão de um período em que, para alguns, amar era um ato de coragem. Sob a direção sensível de Giuseppe Fiorello, o longa italiano conquistou o Globo de Ouro Italiano de Melhor Primeiro Longa e foi indicado ao prestigiado David di Donatello Awards.
Segundo o crítico Derek Winnert, o longa é “uma obra cinematográfica gloriosa, com atenção primorosa ao clima, à atmosfera, aos personagens e ao tema central do preconceito extremo. É, ao mesmo tempo, sutil e profundamente contundente.”
Ele também elogia as atuações: “Samuele Segreto e Gabriele Pizzurro estão perfeitos como os dois meninos, e Simona Malato e Fabrizia Sacchi são ideais como as mães e problemáticas.” Para ele, o roteiro é “convincente e persuasivo” e a fotografia de Ramiro Civita “é um deleite, capturando o tempo e o lugar.”
Assista ao trailer de A Estranheza de Amar: