
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, Foi Apenas um Acidente acaba de ganhar data de estreia no Brasil. O novo longa de Jafar Panahi, cineasta iraniano reconhecido por obras que desafiam as restrições à liberdade de expressão em seu país, chega aos cinemas brasileiros em 4 de dezembro, em lançamento conjunto da MUBI e da Imovision.
Escrito e dirigido por Panahi, o filme acompanha Eghbal, um homem que dirige à noite com sua esposa grávida e atropela e mata um cachorro. O incidente aparentemente banal desencadeia uma série de desdobramentos sombrios: com o carro danificado, ele busca ajuda em uma garagem próxima, onde conhece Vahid, um homem que acredita reconhecer em Eghbal o policial que o torturou no passado e destruiu sua vida.
O elenco traz Vahid Mobasseri, Mariam Afshari, Ebrahim Azizi, Hadis Pakbaten, Majid Panahi, Mohamed Ali Elyasmehr, George Hashem Zadeh, Delmaz Najafi e Afsaneh Najm Abadi.
Após sua passagem pelos cinemas, Foi Apenas um Acidente será adicionado ao catálogo da MUBI. Antes disso, o público poderá conferir o longa durante a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, evento no qual o longa terá três sessões especiais. A programação completa pode ser consultada no site oficial da Mostra.