
Houve um tempo em que a sessão de cinema só estava completa quando o ingresso lhe dava acesso para algo além do filme principal, como uma seleção de trailers, ao cine-jornal e a um desenho animado. Desde o cinema mudo, vários astros animados completavam a sessão de cinema como a Turma do Pernalonga, Betty Boop, Superman, as criações de Walt Disney e a dupla de encrenqueiros disfarçados de gato e rato chamados de Jasper e Jinxs, que foram rebatizados para Tom e Jerry.
Foi o chefe do departamento de desenhos animados da MGM, Fred Quimby, quem pediu aos novatos William Hanna e Joseph Barbera que criassem uma nova animação para as sessões dos filmes da MGM. Quimby foi o responsável pelos clássicos Os Sobrinhos do Capitão e O Urso Barney. Hanna e Barbera pensaram em algo simples como um gato perseguindo um rato e as confusões que isso poderia gerar. O gato foi chamado de Jasper e o rato de Jinxs, na aventura Um Bichano em Maus Lenções, lançado em 1940.
O sucesso do desenho os colocou no centro das atenções, especialmente quanto o desenho foi indicado para o Oscar de Curta Animado. Para o próximo curta, A Ceia da Meia-Noite, de 1941, Hannah e Barbera decidiram mudar o nome da dupla Jasper e Jinxs para algo mais “humano”, como o gato Tom e o rato Jerry. Entre 1940 e 1958, a dupla Tom e Jerry estiveram juntos em 114 curtas metragem exibidos nas sessões de cinema do mundo inteiro.
A dupla também teve seu momento de glória quando foram indicados a 13 Oscars, ganhando 7 com os curtas Ratinho Patriota (1943), Caça ao Rato (1945), Silêncio (1945), Concertista Desconcertado (1946), O Orfãozinho (1948), Os Dois Mosqueteiros (1951) e Rato Valsante (1952). Essa bela fase acabou quando a MGM Cartoon Studio fechou no final dos anos 50.
No começo dos anos 60, Gene Deitch assumiu a produção de uma nova série de curtas para o cinema, mas com uma visão muito diferente da vista na fase anterior. Para diminuir os custos, eles foram feitos em Praga, durante a guerra fria. O tom dos 13 curtas eram tão estranhos, que acabaram sendo descontinuados. Quem assumiu a partir de 1963 uma nova fase para Tom e Jerry, foi o Chuck Jones, responsável por vários sucessos da Turma do Pernalonga na Warner Bros. Ele criou uma abertura especial substituindo o Leão da Metro por Tom.
Nos anos 70, a experiência acumulada com diversas sérias animadas com a assinatura Hanna-Barbera levou a dupla de animadores e agora, poderosos produtores de TV, a criar uma série de Tom e Jerry para a TV. O grande diferencial é que os dois não tinham aquela violenta disputa vista em sua carreira cinematográfica. Aliás, essa fase é considerada uma das mais violentas para uma animação destinada ao público infantil.
Tom e Jerry foram transformados em séries nos anos 80, na Filmation, ganharam novas aventuras através da Warner Animation nos anos 90, e acabaram sendo abrigados na casa dos desenhos animados, o Cartoon Network. No novo século, a dupla ganhou vários especiais na televisão, que estão disponíveis no canal streaming HBO Max, junto aos curtas lançados no cinema desde a década de 40. Incluindo Tom & Jerry – O Filme, uma animação em computação gráfica, onde os personagens interagem com humanos.
Agora, o gato e o rato mais famosos da telinha ganham um novo filme que está chegando aos cinemas em janeiro de 2026. Em Tom & Jerry: Uma Aventura no Museu, Jerry invade uma grande exposição do Museu Metropolitano de Nova York, onde está exposto a misteriosa Bússola Mágica; e Tom, que agora trabalha como segurança do museu, acaba perseguindo Jerry, e um incidente com a bússola leva os dois para um outro mundo.
Mais do que uma aventura grandiosa, o filme resgata a essência do humor físico e das situações absurdas que fizeram de Tom e Jerry uma referência no entretenimento mundial. Ao mesmo tempo, insere os personagens em uma narrativa que dialoga com o público jovem sem deixar de lado o carinho e a nostalgia dos adultos que cresceram assistindo às suas histórias.
Ver esse novo filme é, com certeza, o jeito certo de celebrar os 85 anos de vida de uma dupla além da imaginação.
Paulo Gustavo Pereira




