
O Oscar passará por uma mudança histórica em sua forma de exibição. A maior premiação da indústria cinematográfica será transmitida ao vivo e de forma gratuita pelo YouTube, que assume com exclusividade os direitos globais de transmissão da cerimônia a partir de 2029.
O acordo, anunciado pelas redes oficiais da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, terá validade até 2033. Até lá, o evento deixa a televisão tradicional e aposta no alcance da plataforma de vídeos do Google para ampliar sua audiência ao redor do mundo. Até 2028, no entanto, o Oscar segue sendo exibido pela emissora norte-americana ABC, parceira de longa data da premiação. No Brasil, a transmissão é feita pela HBO Max e pela TNT.
Segundo a Academia, a decisão reflete o caráter cada vez mais internacional do Oscar e a busca por novos formatos de aproximação com o público. Em comunicado, Bill Kramer e Lynette Howell Taylor, CEO e presidente da instituição, afirmaram que a parceria com o YouTube permitirá levar o trabalho da Academia “para a maior audiência global possível”.
De acordo com eles, a colaboração também deve abrir espaço para novas formas de engajamento e conteúdos adicionais ligados ao Oscar. “Poderemos celebrar o cinema, inspirar novas gerações de cineastas e providenciar acesso à nossa história de filmes em uma escala global sem precedentes”, completaram.
Com a mudança, o Oscar se alinha a uma tendência cada vez mais forte de grandes eventos migrarem para plataformas digitais, buscando alcance global, facilidade de acesso e diálogo direto com diferentes públicos ao redor do mundo.




