Os indicados ao Oscar 2025 serão anunciados em 23 de janeiro, e a expectativa é grande para o Brasil. Ainda Estou Aqui (2024), de Walter Salles, é apontado como forte candidato a Melhor Filme Internacional, enquanto Fernanda Torres pode brilhar na disputa como Melhor Atriz. Caso o filme seja indicado, será o terceiro longa de Salles a concorrer à premiação, após Central do Brasil (1998) e Diários de Motocicleta (2004).
Essas indicações também seriam importantes para o Brasil, que não chega tão perto do Oscar há um bom tempo. O país não recebe uma indicação de Melhor Filme Internacional desde 1999 — e, até hoje, não levou uma estatueta nesta categoria.
Pensando nisso, reunimos todos os filmes brasileiros que já concorreram ao Oscar, independente da categoria. Confira a lista:
Orfeu Negro (1959)
A coprodução entre Brasil, França e Itália foi vencedora na categoria de Melhor Filme Internacional em 1960, mas foram os franceses que levaram a estatueta para casa.
Disponível no Prime Video.
O Pagador de Promessas (1962)
Dirigido por Anselmo Duarte, o longa foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 1963.
Disponível no Prime Video e Globoplay.
Raoni (1978)
Produção entre Brasil, França e Bélgica, o filme, que mostra a vida do líder indígena brasileiro Raoni Metuktire, foi indicado a Melhor Documentário em 1979.
Disponível no Libreflix.
O Beijo da Mulher-Aranha (1985)
O filme dirigido por Héctor Babenco é uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos. O longa venceu em Melhor Ator com William Hurt e foi indicado como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.
Disponível no Globoplay.
O Quatrilho (1995)
Dirigido por Fábio Barreto, o longa conta com Glória Pires e Patrícia Pillar no elenco e foi indicado a Melhor Filme Internacional em 1996.
Disponível no Looke, Globoplay e para locação no YouTube e Prime Video.
O Que é Isso, Companheiro? (1997)
Assim como Ainda Estou Aqui, O Que é Isso, Companheiro? Também é estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello. O longa dirigido por Bruno Barreto foi indicado a Melhor Filme Internacional em 1998.
Disponível no Looke e no Globoplay.
Central do Brasil (1998)
Mais um clássico dirigido por Walter Salles, Central do Brasil foi indicado na categoria de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) em 1999.
Disponível na Netflix e Globoplay.
Uma História de Futebol (1998)
Indicado a Melhor Curta-Metragem Live-Action, o filme retrata a disputa da final da Taça Júlio Ramalho, campeonato de futebol de várzea, em 1950.
Disponível no Porta Curtas.
Cidade de Deus (2002)
Surpreendentemente, Cidade de Deus não foi indicado como Melhor Filme Internacional, mas recebeu indicações nas categorias de Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia em 2004.
Disponível na Netflix, Max e Globoplay.
Diários de Motocicleta (2004)
Mais um filme dirigido por Walter Salles esteve no Oscar: Diários de Motocicleta. O longa, que é uma coprodução entre Brasil, Reino Unido, Alemanha, Chile e outros países, foi indicado como Melhor Roteiro Adaptado e venceu em Melhor Canção Original para Al Otro Lado del Río.
Disponível no Prime Video.
Lixo Extraordinário (2010)
Indicado a Melhor Documentário em 2011, a produção apresenta o trabalho do artista plástico Vik Muniz no maior aterro sanitário da América Latina, localizado na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
O Sal da Terra (2014)
Produção entre Brasil, França e Itália, O Sal da Terra foi indicado a Melhor Documentário em 2015 ao retratar a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
Disponível no Prime Video e Globoplay.
O Menino e o Mundo (2013)
Já tivemos animação brasileira concorrendo ao Oscar! O filme de Alê Abreu foi a primeira indicação do Brasil na categoria de Melhor Animação.
Disponível no Globoplay e para aluguel no YouTube.
Me Chame Pelo Seu Nome (2017)
Estrelado por Timothée Chalamet, o filme é uma coprodução entre Brasil, Estados Unidos, França e Itália e foi indicado em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Canção Original (Mystery of Love) e Melhor Roteiro Adaptado — vencendo essa última.
Disponível na Netflix e para aluguel no YouTube, Apple TV e Prime Video.
Democracia em Vertigem (2019)
Última aparição do Brasil na premiação foi com o filme de Petra Costa, indicado a Melhor Documentário em 2020.
Disponível na Netflix.