Uma visão diferente sobre a corrida espacial dos anos 60, em que um cosmonauta vai viver além de seu destino.
A queda da União Soviética não apenas mudou a correlação das forças políticas mundiais. Em outras áreas, como o cinema, os países que saíram da lendária União das Repúblicas Socialistas Soviéticas acabaram assumindo que têm muita história para contar sobre o seu passado conhecidamente sob censura.
Na famosa corrida espacial entre a URSS e os Estados Unidos, foram os soviéticos que chegaram na frente dos americanos num lugar onde ninguém jamais esteve. Não apenas colocando o primeiro satélite artificial no espaço, o Sputinik, como também o primeiro homem que voou no espaço, Yuri Gagarin, em 1961.
O cineasta russo Pavel Parkhomenko recriou aquele audacioso momento no filme Gagarin (2013), mostrando que os “profissionais” envolvidos naquele voo não tinham a mínima ideia do que poderia acontecer. Felizmente, Yuri Gagarin voltou vivo para contar o que aconteceu.
O que aconteceria se algo desse errado nesse voo? Se a cápsula espacial de Gagarin sofresse uma pane e caísse na Terra, sem chance de sobrevivência? Quem dá uma ideia sobre o destino dos soviéticos é o diretor Renat Davletyarov com esse interessante filme: O Homem de Lugar Nenhum.
Não existem informações oficiais sobre se houve ou não um voo espacial antes de Gagarin, em 1961. Nesta produção de 2023, o cosmonauta Kim Alekseevich (Aleksandr Metyolkin) embarca no primeiro voo espacial no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em 1960. Mas durante o voo, a Baikonur-1 de Kim é atingida por um pequeno meteorito, fazendo com que a nave perca o controle e mergulhe para a morte.
Por um Destino Insólito
A cápsula acabou caindo na Península de Yamal, no norte da Rússia, uma das regiões mais frias e inóspitas do planeta. Contudo, a queda gerou um efeito curioso em torno de Kim.
Não cabe aqui começar a revelar o drama que esse cosmonauta vai viver, ao descobrir que é um estranho num mundo estranho. Assustado e sem lembrar de nada do que lhe aconteceu no voo de 1960, ele tenta montar um quebra-cabeças com as poucas peças de suas memórias que estão surgindo lentamente. Nessa busca por respostas, o público acaba percebendo que existe algo muito mais complicado do que alguém sair do século XX e acordar no século XXI.
Como entretenimento, O Homem de Lugar Nenhum é perfeito. Tem suspense, uma certa dose de romance, e muita adrenalina a cada passo de Kim em busca da verdade. E, sem criar um clima de ansiedade desnecessário, a verdade é uma das melhores surpresas do filme.
Mesmo que você não conheça nada sobre a corrida espacial soviética, O Homem de Lugar Nenhum vai mostrar que qualquer passo para o futuro da humanidade passa antes pelo coração humano.
O Homem de Lugar Nenhum está disponível no Looke.