Missão: Impossível | 6 curiosidades sobre a franquia com Tom Cruise  

Missão: Impossível
Tom Cruise como Ethan Hunt em Missão: Impossível – O Acerto Final (Foto: Reprodução)

Missão: Impossível – Acerto Final chega aos cinemas brasileiros nesta quinta, 22, marcando a despedida de Tom Cruise no papel do agente Ethan Hunt após décadas de ação, acrobacias e espionagem de tirar o fôlego. 

Pensando nisso, reunimos algumas curiosidades sobre Missão: Impossível, uma das franquias mais populares do cinema. Confira:  

30 anos como Ethan Hunt  

Tom Cruise tinha apenas 33 anos quando estrelou o primeiro Missão: Impossível, lançado em 1996. Agora, o astro está prestes a completar 63 anos, enquanto se prepara para o lançamento do oitavo filme da franquia — marcando impressionantes 30 anos como Ethan Hunt. 

Ação em Cannes 

Missão: Impossível – O Acerto Final foi o primeiro filme da franquia a ser exibido no Festival de Cannes. É também a terceira vez que um filme estrelado por Cruise integra a programação oficial do evento — os outros dois são Um Sonho Distante (1992) e Top Gun: Maverick (2022). 

Origem da franquia Missão Impossível

A franquia surgiu como uma adaptação de uma série homônima exibida entre 1966 e 1973 pela CBS, que mostrava as operações secretas da equipe IMF. Fã da série, Cruise decidiu levá-la ao cinema como o primeiro projeto de sua produtora, C/W, criada em 1992 com Paula Wagner. Com um orçamento de US$ 62 milhões e direção de Brian De Palma, o filme estreou em 1996 e se tornou um sucesso mundial, arrecadando mais de US$ 360 milhões e garantindo o início da franquia Missão: Impossível. 

Romance nas audições  

Entre 2006 e 2012, Tom Cruise e Katie Holmes foram casados — um relacionamento que talvez nunca tivesse começado se não fosse por Missão: Impossível. Os dois se conheceram durante as audições do filme, quando Holmes fez teste para interpretar a noiva do protagonista, papel que acabou ficando com Michelle Monaghan.  

Fidelidade à missão 

De acordo com o IMDb, Tom Cruise e Ving Rhames são os únicos atores a participarem de todos os oito filmes da franquia, nos papéis de Ethan Hunt e Luther Stickell, respectivamente.  

Uma estratégia de marketing explosiva  

Para divulgar Missão: Impossível 3 (2006), a Paramount instalou 4,5 mil caixas de som vermelhas em bancas de jornal em Los Angeles, que tocavam a trilha do filme quando alguém pegava uma edição do jornal. No entanto, algumas caixas caíram, expondo seus fios e levando as pessoas a crerem que estavam diante de bombas.  

A confusão foi tão grande que equipes de desarmamento explodiram uma banca para eliminar riscos e um hospital evacuou 300 pessoas após a ameaça de bomba. Após o incidente, a Paramount enfrentou processo por danos de quase US$ 93 mil, segundo o Collider.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *