O cinema e a televisão perdem um de seus grandes nomes, que marcou sua carreira com grandes interpretações.

Não existe uma homenagem definitiva àqueles nomes do cinema e televisão que fizeram parte de sua vida. Sempre que escrevo textos homenageando a memória daqueles que perdemos ao longo dos anos, dou importância a seus momentos de viradas em suas carreiras. São momentos nos quais sua interpretação mostrou ao mundo um talento que estava fora dos holofotes.
Por isso, decidi invocar alguns dos momentos que considero importantes na carreira de Gene Hackman, que trabalhou no filme de gangster O Terror de uma Cidade, em 1961, um primeiro trabalho não creditado. Oficialmente, Gene Hackman esteve num episódio da série policial, Tallahassee 7000, estrelada por Walter Mathau, que foi cancelada na primeira temporada.
Para facilitar, eis as séries de TV que o futuro ganhador do Oscar participou quando ainda “engatinhava” em sua carreira, e que chegaram ao Brasil. São elas: Cidade Nua (1963), Os Defensores (1963), Rota 66 (1963), O Falcão (1966), Histórias do FBI (1967), Os Invasores (1967), Cavalo de Ferro (1967) e Os Destemidos (1968). Ele também participou de vários telefilmes, em que destaco Terra das Sombras (1968), um suspense político no qual os Estados Unidos viviam um regime totalitário, e Gene fazia o reverendo Thomas Davis, que ajuda silenciosamente os membros da resistência.
Nos hiatos entre uma série e outra, Gene marcava seu território na tela grande com interpretações memoráveis. Afinal de contas, o homem precisava de dinheiro para pagar suas contas e sustentar a família.
Sem mais, veja alguns dos preciosos momentos de Gene Hackman no cinema:
Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balas (1967)
Gene interpreta Buck Barrow, irmão de Clyde (Warren Beaty). Num momento da história sobre o casal de bandidos mais populares dos Estados Unidos, nos anos 30, Buck conta a história de uma suposta vaca que dava leite com sabor de Bourbon.
Sem Rumo no Espaço (1969)
Após descobrirem que a nave em que estão não conseguirá retornar à Terra, o astronauta Buzz Lloyd (Hackman) tem um terno diálogo com sua esposa:
Buzz – Olha, querida, você parece não entender. Está tudo desmoronando aqui em cima. Você entendeu?
Betty – Eu entendi.
Buzz – Veja, eu quebrei a máquina de lavar e agora não consigo consertá-la.
Betty – Entendo como você se sente.
Buzz – Eu poderia consertá-la se eles me dessem as ferramentas, mas eles não vão.
Operação França (1971)
Um dos grandes filmes sobre a luta contra o tráfico de drogas em Nova York. O filme ganhou o Oscar de Filme, de Direção e, claro, o primeiro Oscar para Gene, interpretando o detetive Jimmy Popeye Doyle, audacioso e ousado no combate ao crime. Ele entra em cena e diz sutilmente:
“Ok, Popeye chegou! Mãos na Cabeça! Afastem-se do bar e virem pra parede!”
O Destino do Poseidon (1972)
Um dos melhores filmes-catástrofe, produzido por Irwin Allen, na qual Gene interpreta um padre que está com dúvidas com sua própria fé. Numa das cenas mais impactantes do filme, o padre Frank discute com o Todo-Poderoso sobre a luta pela sobrevivência do grupo que ele está conduzindo dentro do transatlântico emborcado:
“O que mais você quer de nós? Viemos até aqui sem sua ajuda. Fizemos isso sozinhos, sem sua ajuda! Não pedimos para você lutar por nós, mas, droga, não lute contra nós! Deixe-nos em paz! Quantos sacrifícios mais? Quanto sangue mais?
A Conversação (1974)
Harry Caul (Gene) é um especialista em vigilância, que usa as ferramentas mais modernas para espionar seus alvos. Paranoico e reservado, Harry desconfia que o casal que ele está espionando tem chances de ser assassinado. Num momento de devaneio, ele pensa:
“Ele pode matar você se tiver uma chance. Eu não tenho medo da morte. Tenho medo é de matar”.
O Jovem Frankenstein (1974)
Na paródia do clássico de Mary Shelley, feito por Mel Brooks, ele interpreta o cego que é abordado pela criatura (Peter Boyle) dentro de sua casa na floresta. O resultado é um dos grandes momentos do cinema:
“Ei, aonde você vai? Vou preparar um espresso!”
Uma Ponte Longe Demais (1977)
Um dos maiores erros de estratégia durante a Segunda Guerra Mundial, quase levando ao comprometimento da frente de batalha depois da invasão da Normandia. Um elenco formado por Sean Connery, Robert Redford, Dirk Bogarte, Anthony Hopkins, Ryan O’Neill, Michel Cane, Gene interpreta o General Sosabowski:
“Não importa o que foi. Quando um homem diz a outro, “eu sei o que vamos fazer hoje, vamos jogar o jogo da guerra.”… todo mundo morre”.
Super-Homem – O Filme (1978)
Interpretando o maior inimigo do Homem de Aço, Lex Luthor comenta para sua secretária Srta, Teschmacher (Valerie Perrine):
“Srta Teschmacher, algumas pessoas podem ler “Guerra e Paz” e sair pensando que é uma simples aventura. Outros podem ler os ingredientes em uma embalagem de chiclete e desvendar os segredos do universo”.
Sob Fogo Cerrado (1983)
O filme reproduz o incidente ocorrido com a Guarda Nacional da Nicaragua, que matou a sangue frio, um jornalista da TV americana, cujas imagens circularam o mundo. Aqui, Gene interpreta o jornalista cobrindo a revolução nicaraguense, com trágicas consequências. E tudo começa com ele conversando com seu editor:
“Esqueça o Papa, ele sempre vai estar em algum lugar toda semana. Há uma grande história aqui, porque é o primeiro sinal de luta em Manágua… Olha, a coisa toda aconteceu em uma sala cheia de imprensa e C.I.A… Como eu sei que eles eram C.I.A.? Porque eles usavam crachás, o que você acha? Olha, estamos apoiando um governo fascista de novo, eu sei que isso não é exatamente notícia, mas, uh, veja se consegue encontrar um ângulo, hein?”
De Volta ao Inferno (1983)
Gene interpreta o coronel reformado Cal Rhodes, que organiza uma expedição até o Vietnã para tentar localizar seu filho e outros soldados americanos dados como Desaparecidos durante o conflito no Sudeste Asiático. O diálogo com um dos membros do grupo de resgate é revelador:
Rhodes – Sabe, por anos, não consegui dormir depois da Coreia. Meus pesadelos tinham a ver com o reservatório de Chosin. O chão lá estava tão congelado que não podíamos enterrar nossos mortos. Tínhamos que empilhá-los em caminhões e amarrá-los contra os tanques. Por anos, eu acordava com aqueles rostos mortos e congelados me encarando.
Wilkes – Isso foi embora?
Rhodes – Não… Mas finalmente fiz amizade com eles.
Sem Saída (1987)
O secretário de Estado americano tenta encobrir um acidente que levou à morte sua amante, organizando uma busca no Pentágono a um possível espião. Kevin Costner faz o agente responsável pela investigação e que, também, tinha uma relação com a amante do secretário.
Secretário David Brice para Tom Farrell (Costner):
“Como meu assistente, você funcionará como elo, sob a supervisão de Scott (Will Patton), entre este escritório e a Comunidade de Inteligência… Chamar aquela coleção de piranhas de comunidade é uma das ironias da vida”.
Mississipi em Chamas (1988)
Após o desaparecimento de três ativistas pelos Direitos Civis, o FBI vai para uma pequena cidade do Mississipi para tentar descobrir o que aconteceu. Gene é o agente veterano Anderson, que acompanha o novato e idealista Wqrd , interpretado por William Dafoe. Ao entrar num bar procurando pistas, Anderson descobre que a cidade esconde um grande segredo:
Frank Bailey (Michael Rooker) – Entenda isso, seu filho da mãe. Diga aos seus chefes que eles nunca vão encontrar esses defensores dos direitos civis aqui! Então é melhor você fazer as malas e voltar para o Norte, de onde veio e…
Anderson agarra a virilha de Bailey com força, e diz:
“ Agora entenda isso, seu merda! Não me confunda com outro idiota. Você deve ter o cérebro no seu pinto se acha que vamos sair dessa. Vamos ficar até isso acabar. E você, delegado (Brad Duriff), essa sua arma é só para se exibir ou você atira nas pessoas de vez em quando? Obrigado pela cerveja.
De Frente para o Perigo (1990)
O promotor-assistente Robert Caufield (Gene) está secretamente transportando uma testemunha (Anne Archer) que vai colocar o chefe do crime organizado de Los Angeles no corredor da morte. Mas a viagem o colocará frente a frente com assassinos profissionais. Num dos melhores momentos, ele define por que gosta de levar assassinos à cadeia:
“Nada melhor do que ver, durante o julgamento, o acusado de assassinato ou de outro crime grave passando o dedo no colarinho para tentar afrouxar a gravada”.
Os Imperdoáveis (1992)
Um dos grandes faroestes dirigido e estrelado por Clint Eastwood, o ex-pistoleiro Will Munny, que cruza o caminho de Little Bill Daggett, um xerife corrupto de uma cidade do interior, papel que garantiu o segundo Oscar para Gene Hackman. O diálogo entre os dois é memorável:
Little Bill Daggett – Não mereço isso… morrer assim. Eu estava construindo uma casa!
Will Munny – Merecer não tem nada a ver com isso.
Little Bill Daggett – Vejo você no inferno, William Munny!
Will Munny: Com certeza…
A Firma (1993)
Adaptação do best seller de John Grisham sobre um jovem advogado, Mitch McDeere (Tom Cruise), que é contratado por uma grande firma de advocacia, sem saber que é uma fachada para o crime organizado. Gene faz o recrutador da firma, Avery Tolar.
Mitch – O que o levou à faculdade de Direito?
Avery – É tão longe que acho que não consigo lembrar.
Mitch – Claro que consegue, Conselheiro.
Avery – Eu costumava carregar os tacos de golfe para advogados e suas esposas nos fins de semana de verão. Olhei para aquelas pernas longas e bronzeadas e simplesmente soube que tinha que ser advogado. As esposas também tinham pernas longas e bronzeadas.
Maré Vermelha (1995)
Tensão total num submarino nuclear comandado pelo capitão Ramsey, tendo como imediato, o comandante Hunter. A tensão entre os dois é o combustível que alimenta o filme:
Cap. Ramsey – “A guerra é uma continuação da política por outros meios.” Von Clausewitz.
Hunter – Eu acho, senhor, que o que ele estava realmente tentando dizer era um pouco mais…
Cap. Ramsey – Complicado?
Hunter – Sim, o propósito da guerra é servir a um fim político, mas a verdadeira natureza da guerra é servir a si mesma.
Cap. Ramsey – Estou muito impressionado. Em outras palavras, o marinheiro com maior probabilidade de vencer a guerra é aquele mais disposto a se separar dos políticos e ignorar tudo, exceto a destruição do inimigo. Você concordaria com isso.
Hunter – Eu concordaria que, hum, é isso que Clausewitz estava tentando dizer.
Cap. Ramsey – Mas você não concordaria com isso?
Hunter – Não, senhor, não acredito. Não, eu só acho que no mundo nuclear o verdadeiro inimigo não pode ser destruído.
Capt. Ramsey – Atenção no convés. Von Clausewitz agora nos dirá exatamente quem é o verdadeiro inimigo. Von?
Hunter – Na minha humilde opinião, no mundo nuclear, o verdadeiro inimigo é a própria guerra.
O Nome do Jogo (1995)
Comédia sobre um diretor de cinema envolvido com a máfia e um mafioso tentando entrar na produção de filmes em Hollywood. Gene interpreta do diretor Harry Zimm, que acaba se envolvendo com o articulado gangster Chili Palmer, interpretado por John Travolta.
Harry Zimm – Eu disse que pensaria sobre isso. Nesta cidade, o que isso significa? Nada!
Chili Palmer – Bem, essa é a diferença entre você e eu, Harry. Eu digo o que quero dizer. Eu quero Martin Weir (Danny De Vito)? Eu saio e pego Martin Weir. Eu não brinco com essa merda de mentor psiquiatra.
Virando o Jogo (2000)
Gene interpreta um veterano treinador de futebol que tem pela frente o desafio de treinar um time profissional só com jogadores substitutos e, de preferência, amadores. Um deles, Shane Falco (Keanu Reeves) é uma possível estrela do time:
Shane – Ei, treinador, posso te fazer uma pergunta?
Jimmy – Sim, manda bala.
Shane – Por que eu?
Jimmy – Olho para você e vejo dois homens: o homem que você é e o homem que você deveria ser. Um dia esses dois se encontrarão. E será um ótimo jogador de futebol.
Os Excêntricos Tenenbaums (2001)
Gene é Royal Tenenbaum, o patriarca de uma família totalmente disfuncional, mas que tem um momento importante, quando todos estão reunidos para uma grande revelação.
Royal: Pagoda salvou minha vida, sabia? Trinta anos atrás. Fui esfaqueado em um bazar em Calcutá, e ele me carregou para o hospital nas costas.
Ari: Quem te esfaqueou?
Royal: Pagoda. Havia um preço pela minha cabeça, e ele era um assassino de aluguel. Me esfaqueou no estômago com uma faca.
O Júri (2003)
Outra adaptação da obra de John Grisham, agora mostrando os bastidores de um julgamento, no qual Gene é o advogado de defesa de um criminoso. Seu objetivo é manipular os jurados para conseguir ganhar o caso. Um homem sem escrúpulos, mas com um ideal de justiça deturpado.
“Cavalheiros, julgamentos são importantes demais para serem deixados para os jurados. Você acha que o jurado médio é o Rei Salomão? Não, ele é um pedreiro com uma hipoteca. Ele quer ir para casa e se deitar na sua espreguiçadeira e deixar a TV a cabo passar por cima dele. E esse homem não dá a mínima para a verdade, justiça ou seu jeito americano”.