
Com guitarras distorcidas, solos memoráveis e muita atitude, o rock and roll nasceu nos Estados Unidos entre o fim dos anos 1940 e o começo dos anos 1950. O que começou como um movimento musical logo extrapolou os palcos: virou moda, comportamento, identidade e, claro, cinema.
Celebrado no dia 13 de julho, o Dia Mundial do Rock é a oportunidade perfeita para relembrar clássicos, conhecer novas histórias e mergulhar em filmes que prestam homenagem a esse gênero que moldou gerações. Confira produções sobre rock:
Escola de Rock
Após ser expulso da própria banda, Dewey Finn (Jack Black) se vê forçado a dar aulas numa escola particular. Lá, ele descobre o talento musical de seus alunos e decide montar uma banda com eles — tudo escondido dos pais e da direção. Uma comédia divertida e cheia de lições sobre música, amizade e autenticidade.
Disponível em: Mercado Play
Aumenta que é Rock’n Roll
Inspirado em uma história real, o filme resgata a criação da icônica rádio Fluminense FM, carinhosamente apelidada de “A Maldita”. Luiz Antônio (Johnny Massaro), um jovem atrapalhado, herda o comando de uma rádio falida e, com uma dose de ousadia, transforma o espaço no epicentro do rock brasileiro dos anos 1980.
Disponível em: Globoplay
Rock of Ages: O Filme
No coração da Sunset Strip, dois jovens sonham com a fama e se apaixonam ao som de hits imortais. Com direito a trilha sonora recheada de clássicos, figurinos extravagantes e performances marcantes (inclusive de Tom Cruise como uma estrela do rock decadente), o filme é uma carta de amor ao rock dos anos 80.
Disponível em: Apple TV
Frank
John (Domhnall Gleeson) sonha em se destacar como músico, mas tudo muda quando ele entra para uma banda liderada pelo enigmático Frank, um vocalista excêntrico que nunca tira a enorme cabeça artificial que cobre seu rosto. Juntos, eles se isolam para criar o álbum perfeito, mas descobrem que a genialidade também vem acompanhada de conflitos.
Disponível em: Looke
Quase Famosos
Aos 15 anos, William Miller consegue a chance da vida: cobrir a turnê de uma banda de rock para a revista Rolling Stone. Embarcando numa jornada pelas estradas dos EUA, ele descobre os bastidores do estrelato, as contradições do mundo da música e encontra sua própria voz como escritor.
Disponível em: HBO Max
Bohemian Rhapsody
Com uma atuação marcante de Rami Malek, o longa retrata a ascensão meteórica do Queen, o carisma inigualável de Freddie Mercury e os bastidores de um dos maiores shows da história: o Live Aid. Uma celebração emocionante do poder da música.
Disponível em: Globoplay
Império dos Discos – Uma Loja Muito Louca
Numa típica loja de discos independente, um grupo de jovens luta para salvar o espaço da falência. Em meio a conflitos, romances e muita trilha sonora boa, o filme capta o espírito de liberdade e rebeldia que tanto define o rock.
Disponível em: Netflix
Elvis
Dirigido por Baz Luhrmann, Elvis mergulha na trajetória meteórica de Elvis Presley, desde os primeiros passos como cantor até se tornar o Rei do Rock. Com uma performance aclamada de Austin Butler, o longa também destaca a complexa relação de Elvis com seu empresário, o coronel Tom Parker (vivido por Tom Hanks).
Disponível em: HBO Max