
O 82º Festival Internacional de Cinema de Veneza chegou ao fim no último sábado, 6, premiando Father Mother Sister Brother, de Jim Jarmusch, com o cobiçado Leão de Ouro de Melhor Filme. Protagonizado por Cate Blanchett e Adam Driver, o longa apresenta uma narrativa em três capítulos, ambientados em Nova Jersey, Dublin e Paris, que exploram as complexidades das relações familiares.
A vitória foi recebida como uma surpresa, já que o favorito da crítica era The Voice of Hind Rajab, da tunisiana Kaouther Ben Hania, inspirado na história real de uma menina palestina de cinco anos assassinada durante a guerra de Gaza. O filme emocionou o público, arrancando 24 minutos de aplausos em sua estreia. Mesmo não vencendo o prêmio principal da noite, o longa acabou conquistando o Grande Prêmio do Júri, o segundo mais importante do festival.
Fernanda Torres, que foi integrante do júri, teve um momento de destaque na cerimônia ao entregar a Coppa Volpi de Melhor Ator para o italiano Toni Servillo, premiado por sua performance em La Grazia, de Paolo Sorrentino. Em seu discurso, Servillo homenageou Torres, mencionando sua atuação no longa Ainda Estou Aqui.
Na categoria de Melhor Atriz, a vencedora foi Xin Zhilei, por The Sun Rises On Us All, drama de Cai Shangjun que aborda segredos e mágoas de amantes separados. Já o Leão de Prata de Melhor Direção foi para Benny Safdie, por Coração de Lutador, estrelado por Dwayne Johnson.
Confira a lista completa de vencedores do Festival de Veneza 2025:
- Leão de Ouro de Melhor Filme: Father Mother Sister Brother, de Jim Jarmusch
- Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri: The Voice of Hind Rajab, de Kaouther Ben Hania
- Leão de Prata – Melhor Diretor: Benny Safdie, por Coração de Lutador
- Coppa Volpi de Melhor Atriz: Xin Zhilei, por The Sun Rises On Us All
- Coppa Volpi de Melhor Ator: Toni Servillo, por La Grazia
- Prêmio de Melhor Roteiro: Valérie Donzelli e Gilles Marchand, por At Work
- Prêmio Especial do Júri: Below the Clouds, de Gianfranco Rosi
- Prêmio Marcello Mastroianni para Jovem Ator ou Atriz Emergente: Luna Wedler, por Silent Friend