Conheça os filmes que concorrem com O Agente Secreto em Melhor Filme Internacional no Oscar 

Valor Sentimental, Foi Apenas Um Acidente e A Voz de Hind Rajab, filmes que concorrem ao Oscar de Melhor Filme Internacional (Fotos: Reprodução)
Valor Sentimental, Foi Apenas Um Acidente e A Voz de Hind Rajab, filmes que concorrem ao Oscar de Melhor Filme Internacional (Fotos: Reprodução)

O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho, tem sido um dos assuntos mais comentados do momento graças às suas quatro indicações ao Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Ator para Wagner Moura, Melhor Elenco e Melhor Filme Internacional.  

Na categoria de Melhor Filme Internacional, no entanto, o longa nacional enfrenta uma disputa acirrada com produções igualmente potentes, premiadas em grandes festivais e com narrativas sensíveis. Pensando nisso, reunimos os filmes que concorrem com O Agente Secreto para você conhecer melhor cada história e saber onde assistir a cada um deles. Confira:  

Valor Sentimental 

Principal concorrente do Brasil na categoria, Valor Sentimental é um filme norueguês dirigido por Joachim Trier. A obra retrata o relacionamento conturbado entre um pai e suas duas filhas, explorando feridas emocionais que atravessam décadas no núcleo de uma família marcada por silêncios e ressentimentos. 

As irmãs Nora e Agnes reencontram o pai distante, o carismático Gustav, um diretor de cinema renomado que oferece a Nora um papel naquele que espera ser seu filme de retorno. Após a recusa da filha, ele decide entregar o papel a uma jovem estrela de Hollywood. A decisão obriga as duas irmãs a lidar não apenas com a relação complexa com o pai, mas também com a presença inesperada de uma atriz americana no centro das delicadas dinâmicas familiares. 

O filme foi um dos grandes destaques do Festival de Cannes deste ano, em que venceu o Grande Prêmio do Júri. Valor Sentimental recebeu nove indicações ao Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção, Melhor Atriz (Renate Reinsve), Melhor Ator Coadjuvante (Stellan Skarsgård), Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção. 

Onde assistir: em exibição nos cinemas. 

Foi Apenas Um Acidente 

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2025, Foi Apenas Um Acidente é dirigido pelo iraniano Jafar Panahi e representa a França na disputa por Melhor Filme Internacional. A trama acompanha Vahid, um ex-prisioneiro político que trabalha como mecânico e que, após um pequeno acidente de carro, acredita reconhecer seu antigo torturador. 

Movido por traumas do passado, Vahid sequestra o homem e passa a buscar outros ex-detentos para confirmar sua identidade, desencadeando um intenso debate sobre memória, vingança e o risco de punir um inocente.  

O filme foi indicado ao Oscar 2026 em duas categorias: Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original. 

Onde assistir: em exibição nos cinemas. 

Sirāt 

Dirigido por Oliver Laxe, Sirāt é um drama sensorial com estrutura de road movie. A história acompanha um pai, interpretado por Sergi López, e seu filho, que atravessam o deserto do Marrocos em busca de Marina, desaparecida meses antes durante uma rave. 

Ao seguir um grupo de ravers em meio a paisagens áridas, música eletrônica e estados alterados de consciência, a dupla é confrontada com a perda, o luto e seus próprios limites físicos e emocionais. O filme representa a Espanha no Oscar e foi indicado nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Som. 

Onde assistir: nos cinemas a partir de 26/02. 

A Voz de Hind Rajab 

Dirigido pela cineasta tunisiana Kaouther Ben Hania, A Voz de Hind Rajab narra a história real de Hind Rajab, uma menina Palestina, de seis anos, assassinada em Gaza pelas forças israelenses, junto a outros seis familiares e aos paramédicos que tentaram socorrê-los. 

O longa é o único dirigido por uma mulher entre os cinco indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026.  

Premiado com o Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza, o longa representa a Tunísia na disputa e concorre exclusivamente na categoria de Melhor Filme Internacional. 

Onde assistir: estreia nos cinemas brasileiros em 29/01. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *