Conheça A Inimiga do Povo 

Série finlandesa mostra a busca pela verdade numa conspiração envolvendo um ídolo do futebol  

A Inimiga do Povo (Foto: Divulgação/Looke)
A Inimiga do Povo (Foto: Divulgação/Looke)

Se há algo em que a ficção se aproxima cada vez mais da realidade, é na busca pela verdade. Não falo das histórias sobre agentes secretos e conspirações globais escondidas sob camadas de mentiras políticas, mas das pequenas joias criadas por roteiristas e diretores dispostos a mostrar que, mesmo em tempos de polarização, ainda há espaço para contar boas histórias sobre a persistência humana em encontrar o que é real. 

Poderia mencionar filmes como a comédia clássica A Primeira Página (1931) e a versão que Howard Hawks fez em 1940, com Gary Grant e Rosalind Russell, mostrando, com muito humor, dois jornalistas descobrindo uma farsa durante a fuga de uma prisão. Ou até citar clássicos do jornalismo como Todos os Homens do Presidente (1976), sobre a revelação do Escândalo de Watergate que derrubou o governo Nixon. Ou Conspiração e Poder (2015), que revela uma situação incômoda do presidente George W. Buch. 

A Inimiga do Povo é uma homenagem a todos os jornalistas que buscam em suas reportagens a verdade acima de tudo. Aqui, a história começa com uma avalanche de comentários negativos sobre uma reportagem de Katja Salone (Kreeta Salminen), que trabalha num dos principais jornais de Tampere, uma das cidades mais importantes da Finlândia. 

O motivo de tanto ódio é a reportagem que ela escreveu sobre o ídolo do futebol Sanule Tolonen (Jussi Partanen), hoje jogando no Barcelona. Segundo a matéria de Katja, Sanule teria prometido 1 milhão de dólares para ajudar o estádio de futebol de seu time de origem, mas, por algum motivo ainda não divulgado, ele não fez a doação. 

Se você, leitor, conhece um pouco da paixão que existe num torcedor de futebol, sabe exatamente que tipo de hostilidade a repórter enfrentou por causa dessa matéria. Uma preocupação que leva o editor-chefe do jornal Aamusanomat a questionar se ela checou todos os fatos antes de publicar a matéria. Katja mostra todos os passos que deu, enfatizando que não conseguiu um depoimento do jogador que não retornou suas ligações. 

A história poderia ficar por aqui, o que terminaria a série se transformando num telefilme de 70 minutos. O que acontece a seguir é chocante. Sanule confirma que dará um depoimento para Katja para esclarecer o que aconteceu com a doação que ele não confirmou. O problema é que o jogador é encontrado morto em sua mansão à beira da praia, afogado na piscina. 

Teria sido um acidente? A polícia espanhola acredita que tentaram fazer parecer que Sanule tenha escorregado, batido a cabeça na borda de piscina e acabou inconsciente dentro da água, causando seu afogamento. Katja acredita que existe algo muito estranho acontecendo nessa história. Como um jogador popular de futebol, que iria falar sobre uma doação que não aconteceu, acaba assassinado em sua casa? 

A questão é que a jornalista não mede nenhum esforço em busca da verdade, o que a coloca em rota de colisão com interesses econômicos que geraram a morte do jogador. Quais seriam esses interesses, e quem lucraria com a morte de Sanule, são as perguntas que a jovem repórter tentará encontrar as respostas, enfrentando forças perigosas e violentas. 

A Inimiga do Povo é uma série que leva a refletir sobre casos do jornalismo brasileiro da atualidade, nos quais os grandes grupos de comunicação, alinhados a interesses nada democráticos, não pensam duas vezes em ocultar a verdade de seus leitores, ouvintes e telespectadores.  

O dilema de Katja deixa de ser uma conclusão de sua primeira reportagem que impactou a sociedade local para uma exposição sobre corrupção política, interesses de grupos econômicos e a tentativa apagar uma verdade incômoda. Acompanhe a montagem desse quebra-cabeça de informação numa história bem construída e temperada com suspense. A série está disponível no Looke

Paulo Gustavo Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *