A surpresa das indicações ao Oscar de Ainda Estou Aqui e vitória de Fernanda Torres como Melhor Atriz no Globo de Ouro deram ao filme uma nova oportunidade nas salas de cinema no Brasil
![](https://pipocaonline.com.br/wp-content/uploads/2025/01/ainda-estou-aqui-1024x681.jpg)
A temporada de premiações do cinema nos Estados Unidos é uma época em que vários filmes, até então desconhecidos pelo grande público, têm uma chance de serem vistos por causa de suas indicações ao Globo de Ouro, Oscar, Sindicato dos Atores, entre outros. Aqui no Brasil, guardadas as devidas proporções, isso também acontece, especialmente quando um filme brasileiro alcança esse patamar de reconhecimento internacional.
É o caso do filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello. Narrando fatos relacionados ao desaparecimento do deputado Rubens Paiva durante o regime militar brasileiro, o filme é uma das produções nacionais mais vistas até agora, com mais de 80 milhões de reais faturados nas bilheterias desde o seu lançamento em novembro de 2024.
O Efeito Globo de Ouro
Após Fernanda Torres ter recebido o Globo de Melhor Atriz e ter sido também indicada ao Oscar, o filme ganhou uma nova oportunidade junto ao público brasileiro. Segundo dados do Filme B, o filme faturou no último final de semana cerca de 5 milhões de reais nas bilheterias.
Curiosamente, desde a retomada do cinema brasileiro em 1995, com Carlota Joaquina – A Princesa do Brasil, são as comédias que têm levado o público brasileiro aos cinemas. É claro que existem produções fora da curva, como os dois filmes Tropa de Elite, dirigido por José Padilha, em 2007 e 2010, por tratar do tema sobre violência urbana de uma forma que agradou ao público em geral.
Em 2018, as comédias Minha Vida em Marte, com Monica Martelli e o falecido comediante Paulo Gustavo, e Os Farofeiros, de Roberto Santucci, estiveram entre as melhores bilheterias do ano.
Ver o filme após o resultado do Oscar
No ano passado, a continuação de O Auto da Compadecida ficou lado a lado com Ainda Estou Aqui, pela atenção do público brasileiro. Aliás, segundo o portal Poder 360, o filme de Walter Salles é o quarto filme mais visto desde 2018, atrás de Nada a Perder, Minha Mãe é um Peça 3 e Minha Vida em Marte.
A grande questão agora é saber se, caso Ainda Estou Aqui ganhe qualquer um dos três prêmios pelo qual foi indicado ao Oscar, – Melhor Filme, Melhor Atriz e Filme Internacional – vai aumentar o interesse do público brasileiro que ainda não foi ao cinema conhecer o trabalho de Walter Salles. Uma resposta que saberemos dia 2 de março, na entrega do Oscar 2025.