Os indicados ao Oscar 2025 serão anunciados em 23 de janeiro, e a expectativa é grande para saber se Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, conseguirá uma vaga entre os finalistas.
Porém, como os filmes chegam ao processo de votação? Quais são os critérios e etapas que definem os indicados e vencedores? O caminho até o Oscar envolve regras rígidas de elegibilidade e um sistema de votação estruturado. Entenda como funciona:
Critérios de Elegibilidade
Para que um filme possa concorrer ao Oscar, ele precisa atender a uma série de requisitos. Em especial, na categoria de Melhor Filme, o longa deve ter mais de 40 minutos e ter estreado entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior à premiação.
Além disso, é necessário que a produção tenha sido exibida publicamente, com ingressos pagos, em um cinema comercial por pelo menos sete dias consecutivos em uma das seis principais áreas metropolitanas dos Estados Unidos: Nova York, Los Angeles, Miami, Chicago, Atlanta ou Bay Area.
Para concorrerem, os filmes também devem obedecer a critérios técnicos. Filmagens analógicas precisam ser gravadas em formatos 35 mm ou 70 mm, enquanto produções digitais devem ter 24 ou 48 quadros por segundo (FPS). Filmes lançados no streaming ou na TV antes de sua exibição nos cinemas são automaticamente desqualificados.
O Processo de Votação
A escolha dos indicados e vencedores é realizada pelos mais de 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, espalhados pelo mundo todo e divididos em grupos da indústria, como atores, diretores, roteiristas e outros. A votação ocorre em duas etapas principais:
Seleção dos Indicados
Primeiramente, a Academia divulga a shortlist, uma lista reduzida dos filmes inscritos que passam para a fase seguinte.
Cada ramo vota exclusivamente nos candidatos de sua área de atuação — atores votam em atores, diretores em diretores, e assim por diante. A única exceção é a categoria de Melhor Filme, em que todos os membros podem votar. Em Melhor Filme Internacional e Melhor Filme de Animação, todos podem participar, desde que tenham assistido às produções presentes na shortlist.
Escolha dos Vencedores
Após a divulgação dos indicados, todos os membros podem votar em todas as categorias. A maioria dos prêmios segue o sistema de maior número de votos, com uma exceção: Melhor Filme.
Nessa categoria, os votantes classificam os dez indicados em ordem de preferência. Para vencer, um filme precisa aparecer como primeira escolha em mais de 50% das listas. Caso nenhum atinja essa marca, o vencedor é definido pela média das posições em que apareceu.
Sistema de Votação e Auditoria
Todo o processo de votação ocorre de maneira online, sendo gerenciado pela empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers. A confidencialidade é absoluta: apenas dois sócios da empresa têm acesso aos resultados, que permanecem em segredo até o momento em que os envelopes são abertos no palco da cerimônia.
Os indicados ao Oscar 2025 serão revelados em evento online, transmitido ao vivo no canal oficial do Oscar no YouTube.