Ninguém pode negar a importância dos canais streamings na difusão de conteúdos de países que muita gente não imaginava que existia. A abertura para vermos séries coreanas, chinesas, russas, suecas, dinamarquesas, indianas, paquistanesas, malaias e sul-africanas não tem limite. São dramaturgias ricas em detalhes de seus próprios países que surpreende o espectador que está buscando algo diferente.
É claro que a grande maioria delas se assemelha estruturalmente com produções ocidentais, especialmente as feitas em Hollywood. Mas é fascinante mergulhar numa trama em que o elenco, roteiro e direção tomam rumos completamente diferentes ao que inicialmente imaginamos que vamos assistir.
É o caso de Águia Dourada – Forças Especiais, longa-metragem feito no distante Cazaquistão, na região da Ásia Central, espremido entre Rússia, China e o Mar Cáspio.
A trama dessa produção pode lembrar qualquer filme sobre a formação de tropas de segurança como Uri – Forças Especiais (Índia), Tropa de Elite (Brasil) ou Forças Especiais (França). O diferencial é como contar essa história sobre três amigos policiais que querem honrar sua família e país, trabalhando nas forças especiais da Guarda Nacional do Cazaquistão, conhecida como Os Boinas Marrom.
Ruslan, Kaysar e Aibyn sabem que para conseguir chegar até o fim do treinamento terão que encarar diversos desafios, até mesmo, momentos em que sua própria amizade será colocada em risco. Dramaticamente, é aquele detalhe que reforça o comportamento heroico do grupo, até serem obrigados a tomar uma decisão mais perigosa que pode comprometer a integridade da equipe.
Águia Dourada é um filme de ação bem dirigido e com uma trama que faz o espectador aguardar pela conclusão. Mesmo não conhecendo o estilo de interpretação dos atores principais, é possível notar que, dentro da proposta do filme, o trio consegue passar as emoções necessárias para sustentar dramaticamente a produção.
E melhor, temos momentos de viradas na trama, que reforçam o estilo dramático que uma produção feita na Ásia Central apresenta. São personagens humanos, com falhas, mas acabam se revelando pessoas que sabem que seu sacrifício é necessário para o bem comum do grupo, dos amigos, da família e, claro, do próprio país.
Assista a esta pequena joia de ação, na qual o drama pessoal dos personagens proporciona um bom entretenimento. Águia Dourada – Forças Especiais está disponível no Looke.