Emilia Pérez (2024) se tornou um dos filmes mais comentados do momento, mas não pelos motivos que os realizadores esperavam. Apesar de conquistar prêmios importantes como o Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia ou Musical, o longa tem sido alvo de críticas por sua falta de representatividade mexicana.
A produção foi filmada inteiramente em Paris e dirigida pelo cineasta francês Jacques Audiard, que admitiu ter feito poucas pesquisas sobre a cultura do país. Além disso, a declaração da diretora de elenco Carla Hool sobre a falta de atores mexicanos talentosos gerou uma onda de indignação.
Diante das polêmicas de Emilia Pérez, decidimos destacar filmes verdadeiramente mexicanos, que celebram a diversidade cultural do país e são protagonizados e dirigidos por talentos locais. Confira:
Estás Me Matando Susana (2016)
O longa, com direção de Roberto Sneider, segue Eligio (Gael García Bernal) em sua busca pela esposa Susana, que o abandonou sem explicações na Cidade do México. A história se desenrola enquanto ele enfrenta um choque cultural ao segui-la até os Estados Unidos, apresentando um debate bem-humorado e reflexivo sobre os relacionamentos e as diferenças culturais.
Onde assistir: Looke
Roma (2018)
Dirigido por Alfonso Cuarón, o filme é um retrato da vida no México dos anos 1970, inspirado na infância do próprio cineasta. A história acompanha a relação da empregada doméstica Cleo (Yalitza Aparicio) com a família que a emprega. O filme conquistou três Oscars, incluindo Melhor Filme Internacional, Melhor Direção e Melhor Fotografia.
Onde assistir: Netflix
Do Outro Lado da Fronteira (2019)
Do Outro Lado da Fronteira combina drama e comédia ao retratar a história de um jovem cantor que, após ter o coração partido, decide deixar a Califórnia e embarcar em uma épica jornada rumo ao México, onde irá se reconectar com suas raízes e descobrirá mais sobre si mesmo.
Onde assistir: Looke
Nada Será Como Antes (2020)
Selecionado para o Festival de Sundance, o filme retrata a história de Rodrigo (Adrian Ross), um adolescente solitário extremamente dependente da mãe. Tudo muda quando ela arranja um namorado que vai morar com eles nos arredores da Cidade do México, fazendo com que Rodrigo tenha que decidir se aceita o seu novo padrasto ou se luta pela atenção da mãe.
Onde assistir: Looke
Depois de Lúcia (2012)
Depois de Lúcia acompanha a história de Alejandra (Tessa Ía), uma adolescente que tenta melhorar a relação com seu pai após a morte de sua mãe. O filme aborda questões como violência psicológica e luto – e recebeu o prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes, consolidando o diretor, Michel Franco, como um dos nomes de destaque do cinema mexicano contemporâneo.
Onde assistir: Max
Um Mundo Secreto (2012)
Estrelado por Lucía Uribe, o filme foi indicado ao Festival Internacional de Cinema de Berlim ao retratar a história de Maria, uma introvertida garota de classe média de 18 anos que embarca em uma aventura pelo México.
Onde assistir: Looke
A Milhões De Quilômetros (2023)
Inspirado em uma história real, o filme narra a trajetória de José Hernández (Michael Peña), o primeiro trabalhador rural e imigrante mexicano a ir para o espaço. Com uma narrativa emocionante e inspiradora, a obra celebra a determinação humana e mostra como é possível realizar sonhos.
Onde assistir: Prime Video