
Tom Cruise finalmente conquistou uma estatueta da Academia. O ator, que completa 45 anos de carreira e é um dos nomes mais reconhecidos da indústria, recebeu um Oscar honorário durante o Governors Awards, realizado no último domingo, 16, em Hollywood.
A cerimônia, que abriu simbolicamente a temporada rumo ao Oscar 2026, foi dominada por aplausos de pé e por um clima de reconhecimento generalizado. Diversos artistas prestigiaram Cruise no Dolby Hall, enquanto tocava a icônica trilha de Missão: Impossível.
Responsável por entregar o prêmio, o diretor Alejandro G. Iñárritu, que trabalha com Cruise em um projeto previsto para outubro, brincou sobre a missão de sintetizar décadas de trajetória do ator: “Escrever um discurso de quatro minutos para celebrar 45 anos de carreira é o que nesta cidade se conhece como uma missão impossível”.
Já o ator, visivelmente emocionado, usou o discurso para reafirmar sua devoção à sétima arte. Cruise relembrou o encanto que sentiu ainda na infância ao se ver diante de uma sala escura iluminada apenas pelo feixe do projetor — experiência que, segundo ele, “expandiu o mundo”.
Ele também destacou a importância do cinema em sua vida: “Naquela sala, rimos juntos, sentimos juntos, esperamos juntos. Esse é o poder dessa forma de arte. Fazer filmes não é o que eu faço, é quem eu sou”, disse o ator.
Apesar do impacto cultural de sua carreira, Cruise nunca havia vencido uma estatueta competitiva, embora tenha sido indicado quatro vezes anteriormente, por Nascido em 4 de Julho, Jerry Maguire: A Grande Virada, Magnólia e como produtor de Top Gun: Maverick.
Ao final do discurso, Cruise prometeu seguir trabalhando pela preservação da arte cinematográfica. “Quero que vocês saibam que farei tudo o que puder por esta forma de arte, para apoiar e defender novas vozes, para proteger o que torna o cinema poderoso. Espero que sem muitos ossos quebrados a mais,” brincou o astro conhecido pelos filmes de ação.
Além de Cruise, o Governors Awards deste ano também celebrou Dolly Parton, Debbie Allen e Wynn Thomas, todos homenageados com Oscars honorários por suas contribuições à cultura e ao cinema.




