
Por anos, Dwayne Johnson, também conhecido como The Rock, foi sinônimo de blockbusters milionários e franquias explosivas, mas raramente a papéis de maior profundidade dramática. No entanto, isso parece ter mudado com o filme Coração de Lutador, que chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta, 2.
Dirigido por Benny Safdie, o longa recebeu 15 minutos de aplausos em sua estreia no Festival de Veneza. No palco do evento, The Rock admitiu que esse era o papel que sempre esperou.
O ator interpreta Mark Kerr, duas vezes campeão peso-pesado do UFC, apelidado de The Smashing Machine. Ícone dentro do ringue, Kerr também enfrentou batalhas devastadoras fora dele, como o vício em analgésicos, que o levou a uma overdose em 1999.
O salto de Dwayne Johnson para um papel dramático mais intenso não é um caso isolado. Outros nomes de Hollywood também já surpreenderam ao mostrarem versatilidade e brilharem em gêneros muito diferentes daqueles pelos quais ficaram conhecidos. Confira alguns deles:
Adam Sandler em Embriagado de Amor
Mais conhecido por suas comédias populares, Adam Sandler foi aclamado por sua atuação em Embriagado de Amor (2002), de Paul Thomas Anderson. No filme, Sandler interpreta um pequeno empresário marcado por uma infância difícil ao lado de sete irmãs e por traumas que o deixaram incapaz de se apaixonar. Até que entra em sua vida uma misteriosa mulher por quem ele se apaixona. Mas para ficar ao lado de sua amada, ele precisará viajar para o Havaí e enfrentar uma quadrilha de mafiosos.
Onde assistir: HBO Max.
Jim Carrey em O Show de Truman
Jim Carrey, ícone da comédia dos anos 1990, provou sua profundidade dramática ao viver Truman, um homem que descobre, aos poucos, que toda a sua vida foi manipulada e transmitida em um reality show sem o seu consentimento. O filme O Show de Truman (1998) não apenas marcou uma virada em sua carreira, como também se tornou um clássico moderno, debatendo questões como mídia e a linha tênue entre espetáculo e realidade.
Onde assistir: Netflix, Paramount+ e Mercado Play.
Matthew McConaughey em Clube de Compras Dallas
Antes associado a comédias românticas e melodramas, Matthew McConaughey surpreendeu ao assumir o papel de Ron Woodroof, um eletricista do Texas diagnosticado com HIV nos anos 1980. Para dar vida ao personagem, o ator perdeu mais de 20 quilos e mergulhou em uma atuação visceral. Sua entrega rendeu não apenas aclamação da crítica, mas também o Oscar de Melhor Ator em 2014.
Onde assistir: Disponível para compra e aluguel no YouTube, Apple TV, Amazon Prime Video e Google Play.
Robert De Niro em Fuga à Meia-Noite
Consagrado como um dos maiores atores de dramas e filmes de máfia, Robert De Niro surpreendeu o público ao se aventurar pela primeira vez em uma comédia: Fuga à Meia-Noite (1988). No longa, ele interpreta um caçador de recompensas encarregado de levar um contador fugitivo de Nova York até Los Angeles. A produção revelou a versatilidade de De Niro, que até então era mais associado a personagens sombrios e violentos.
Onde assistir: Disponível para compra e aluguel no YouTube, Apple TV, Amazon Prime Video e Google Play.
John Travolta em Pulp Fiction
Depois de brilhar nos musicais Os Embalos de Sábado à Noite e Grease, que o transformaram em ícone pop, John Travolta passou por um período de declínio nos anos 1980, marcado por filmes pouco expressivos. Tudo mudou em 1994, quando Quentin Tarantino o escalou para viver o gângster Vincent Vega em Pulp Fiction. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar e consolidou seu retorno ao topo da indústria, provando que ele podia ir muito além dos papéis de galã dançante que o havia consagrado.
Onde assistir: Paramount+ e Mercado Play.