
Novo longa do diretor grego Yorgos Lanthimos, Bugonia teve sua estreia na última quinta, 28, no Festival de Veneza, e conquistou a crítica internacional. O filme recebeu diversos elogios pelas atuações e alcançou 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Protagonizado por Emma Stone e Jesse Plemons, o longa acompanha dois jovens obcecados por teorias da conspiração que sequestram a CEO de uma grande empresa, acreditando que ela seja um alienígena prestes a destruir o planeta. A produção é inspirada na comédia sci-fi sul-coreana Save the Green Planet, de Jan Joon-Hwan.
Pete Hammond, do Deadline, descreveu a experiência como “uma viagem alucinante”. Para ele, “Bugonia é uma história estonteante e completamente maluca que se equipara aos melhores filmes do cineasta: Pobres Criaturas, A Favorita, Dente Canino e O Lagosta. Cada um tem um toque surreal em comum com Bugonia, que também é extremamente pertinente à era da desinformação atual e aos malucos conspiracionistas que vivem nas profundezas da internet e em seus próprios porões,” concluiu.
A revista Little White Lies destacou o debate sobre Hollywood refazer obras asiáticas, mas defendeu a adaptação: “O divertido, perturbador e inesperadamente comovente Bugonia mais do que justifica sua existência secundária…”
Já o Indiewire avaliou o longa com nota B. Segundo a publicação, as atuações de Stone e Plemons se sobressaem, mas a duração poderia ser mais enxuta: “O décimo longa de Lanthimos teria sido mais consistentemente envolvente, um verdadeiro sucesso, como um longa de 90 minutos, em oposição às duas horas que invadem uma tediosa repetição de seus temas.”
A Vulture também destacou o elenco, em especial Emma Stone: “Stone está extraordinária (quando não está?), contorcendo-se emocionalmente como um inseto preso à parede, experimentando diferentes táticas com esse psicopata. Primeiro, ela está calma, controlada e confiante; depois, tenta a gentileza e a flexibilidade… Os personagens dos filmes de Lanthimos não embarcam em jornadas emocionais tradicionais. Nós, o público, embarcamos.”
Peter Bradshaw, do The Guardian, foi mais contido e atribuiu três de cinco estrelas à produção. Ele classificou Bugonia como “macabro e divertido”, elogiando a “atuação previsivelmente forte de Emma Stone”, a trilha sonora orquestral de Jerskin Fendrix e a “montagem maravilhosa” do final.
Bugonia chega aos cinemas brasileiros em 30 de outubro. Confira o trailer: