O drama de uma família do interior do Texas é o cenário para fortes emoções neste lançamento do Looke

O veterano cantor country Willie Nelson aproveitou uma de suas composições para definir o personagem de Robert Redford no filme O Cavaleiro Elétrico (1979), aconselhando as mães a não deixarem seus filhos serem cowboys. Na letra, o conselho reforça a ideia de eles estão sempre solitários mesmo ao lado de pessoas que amam.
O que nos leva a conhecer o jovem Pete Hawkins, que saiu da prisão onde ficou por quatro anos devido a um acidente de carro com trágicas consequências. Peter chega num momento em que sua família passa por um período complicado, com sua irmã caçula sofrendo com câncer numa cama de hospital, e com um futuro incerto.
Para mudar esse futuro, Pete terá que fazer uma revolução em sua vida, começando com o fato de perdoar a si mesmo sobre o acidente que acabou não apenas levando uma vida, como aumentando seu consumo por drogas. Fato que o levou a se afastar do pai John (C.Thomas Howell) e da mãe, Monica (Annabeth Gish), que é xerife da cidade de Stephenville.
Para Pete, a grande verdade é que o único lugar onde ele se sente bem é em cima de um touro durante um rodeio. Prática que está há várias gerações em sua família, inclusive com John, considerado um veterano no esporte. Infelizmente, para Pete, o único jeito de ajudar sua irmã Virgínia é voltar a cometer um crime.
Assim como Willie Nelson aconselhava as mães a não deixarem seus filhos se tornarem vaqueiros, os conhecidos cowboys, o roteiro de Jake Ally deixa claro que essa não é uma vocação para todos. Jake não apenas assina o roteiro e a direção do filme, como é a peça fundamental para a condução dessa jornada de Pete em busca de um caminho melhor para sua própria vida.
Em vários momentos do filme, quando o caminho a ser seguido não é o melhor, Pete cruza o bom senso imaginando estar numa missão para salvar a vida de sua irmã caçula. Mesmo sabendo que isso poderá levá-lo para atrás das grades, ele arrisca a sorte, sem saber se conseguirá apoio de seus pais para essa desafiadora prova.
Mais do que se segurar na corda ao redor do touro e ficar na sela por oito segundos, os passos de Pete para garantir seu futuro e o de Virginia é um desafio que ele tem que superar. Ao mesmo tempo, toda essa jornada em busca de redenção, passa pela superação do caos familiar gerado pela doença de Virgínia, que poderá levar Pete a, finalmente, encontrar seu próprio destino.
Ride é mais do que um faroeste moderno. É um filme sobre a complicada arte de se relacionar com diferentes gerações, com diferentes formas de entender a vida. Um drama com personagens fortes e uma história surpreendente, em que encarar a verdade sobre nossos erros e acertos são fundamentais para que possamos sair do fundo do poço.
O longa Ride já está disponível no Looke.